Sais minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MOs sais minerais
Os sais minerais são, tal como as vitaminas, substâncias indispensáveis ao nosso organismo. Asseguram a construção e a reparação dos tecidos e intervém diretamente na regulação do metabolismo celular. Dá-se o nome de micro-elementos aos que estão presentes em grande quantidade. Esses elementos, que entram na construção das células e dos tecidos, são nomeadamente o cálcio, ofósforo, o ferro, o potássio, o sódio, o magnésio, o cloro e o enxofre.
Outros elementos estão presentes em muito pequena quantidade no nosso organismo. São eles o cobre, o zinco, o flúor, o cobalto, o iodo e o selênio. Dá-se-lhes o nome de oligo-elementos. Têm uma importância fundamental no desenrolar de numerosos processos metabólicos onde se associam frequentemente a certas vitaminas.http://vidasaudavel.powerminas.com/os-sais-minerais/

IODO
Fontes de iodo - Os peixes do mar, alguns legumes
Ação do iodo - Constitui os hormônios tiróides que são fundamentais para o desenvolvimento e o bom funcionamento muscular.
Aproximadamente 70 a 80% do iodo contido no nosso organismo encontra-se na tiróide. É absorvido pelo intestino e eliminado pela urina.
Componente fundamental dos hormôniostireoidianos, desempenha um papel importante no metabolismo dos principais nutrientes e no desenvolvimento e bom funcionamento neuromuscular. Estima-se as necessidades de iodo em aproximadamente 0,11 mg por dia para uma mulher e 0,14 mg para um homem. Essas necessidades aumentam durante o crescimento e na mulher grávida ou que amamenta.
Os alimentos mais ricos em iodo são os peixes de mar e oslegumes cultivados num solo em que este sal mineral abunde. Uma alimentação deficiente conduz a uma baixa taxa de iodo na tiróide e provoca manifestações de hipotiroidismo (transpiração reduzida, pálpebras e face inchada, falta de apetite, digestão difícil) e um aumento do volume da glândula tiróide (bócio). Mas esta síndrome pode aparecer por diversas razões, independente da entrada em iodo.http://vidasaudavel.powerminas.com/sais-minerais-iodo/

FERRO

Fontes de ferro - Miudezas, a carne, os legumes, os ovos, o peixe
Ação do ferro - Transporta o oxigênio no sangue
O ferro é indispensável ao organismo humano pelo seu papel no transporte de oxigênio no sangue. O ferro presente na nossa alimentação é absorvido a nível intestinal. A sua assimilação é facilitada pela vitamina C edificultada pela presença de quantidades elevadas de alguns compostos indigestos que encontramos nos alimentos de origem vegetal. Um mecanismo regulador da absorção do ferro contribui para a manutenção do seu equilíbrio no organismo. Uma pessoa de boa saúde absorve aproximadamente 5 a 10% do ferro presente na alimentação; se existir um risco de carência, o organismo adapta as suas reações e podeassimilar até 15 ou 20%. É o que acontece ao longo da gravidez ou quando se verifica uma anemia devida a uma carência em ferro. Este mecanismo regulador é muito importante, se considerarmos que o homem tem poucas possibilidades de eliminar o ferro.
A maior parte do ferro presente no nosso organismo encontra-se na hemoglobina dos glóbulos vermelhos do sangue, onde o seu papel é transportar o oxigênio atodos os nossos tecidos. Encontramos igualmente em algumas proteínas e enzimas celulares. O ferro é armazenado no fígado, na medula óssea (onde são sintetizados os glóbulos vermelhos) no baço (onde, pelo contrário, são degradados). O ferro libertado pela degradação da hemoglobina é retido pelo organismo e utilizado de novo. As quantidades que ingerimos com a ração alimentar servem portanto paracompensar as perdas inevitáveis que se produzem pela descamação das células, a bílis, a urina e o sangue. As carências em ferro são, no entanto, bastante frequentes, sobretudo em determinados setores de risco das populações (mulheres grávidas, idosos) e nas mulheres em idade de procriar, porque os fluxos menstruais provocam perdas de ferro bem mais elevadas que nos homens e nas mulheres na...
tracking img