sahsuahsua

4581 palavras 19 páginas
UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA – UNICRUZ
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
CURSO DE DIREITO
Profª Drª Sirlei de Lourdes Lauxen

Objetivo: Oportunizar aos alunos o conhecimento do processo histórico e social da constituição do conhecimento e do método científico.
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
1-Leia o texto abaixo e destaque as ideias principais, para seu conhecimento;
2-Comente, com suas palavras a ideia de cada pensador.
============================================================================
Conhecimento: O debate moderno nas ciências
Desde o século IV d.C. até o século XV, a história do conhecimento seguiu duas grandes vertentes: de um lado o conhecimento dos mosteiros, dedicado a cultivar a teologia, a filosofia, a literatura e o estudo de fenômenos naturais sempre do ponto de vista da religião; e, de outro, o conhecimento dos estudiosos livre-pensadores da natureza, alquimistas, magos, bruxos, “experimentadores”, que, sozinhos ou em grupos, quase sempre em segredo, procuravam desvendar o que estava oculto por trás das aparências. Estas duas correntes mantiveram relações bastante conflitivas e em muitos casos marcadas por guerras e violência.
Esse período corresponde ao que os historiadores chamam de Idade Média. Durante este período o poder e influência da Igreja Católica permeou tanto a vida política e econômica, como a vida intelectual. A produção de conhecimento tinha seu centro e elite no seio das hierarquias estabelecidas pelo Vaticano. Sendo assim, a Igreja manteve severos controles sobre os produtores de saber e obrigou a dar um determinado sentido a seus trabalhos: o conhecimento humano deveria estar voltado para fundamentar, legitimar e difundir as verdades contidas nas Sagradas Escrituras e, portanto, para glorificar o Reino de Deus. O conhecimento que não tivesse exatamente essa finalidade era condenado herege.
A preocupação dominante da Igreja foi a de discutir a vida espiritual do homem e seu destino. Nesse

Relacionados