sagrado e profano

Páginas: 3 (605 palavras) Publicado: 15 de junho de 2014
a Introdução, Eliade vai contextualizar a experiência religiosa e de que maneira ela aparece na existência do homem, isto é, a manifestação do sagrado. A primeira experiência religiosa do homem éantes de mais nada a manifestação do sagrado, ou melhor definindo é sua oposição ao profano. Ele diz que o sagrado é em primeiro lugar algo diferente do profano, pois ele já se mostra como algodiferente; e propõe o termo Hierofania para este ato da manifestação do sagrado. Assim temos, segundo Eliade, duas modalidades de experiência: sagrada e profana, isto é, dois modos de ser-no-mundo, duassituações existenciais assumidas pelo homem e que dependem das conquistas que fizeram do Cosmo.
À partir destes dois modos-de-ser no mundo – sagrado e profano – segue-se então para a análise damanifestação do sagrado, que se dá pela experiência religiosa, e em diversos outros modos-de-ser do homem diante o Universo. Mircea Eliade, então, relaciona a manifestação do sagrado ( experiência religiosa ) comofundante para a experiência do mundo como mundo. Descreve a questão da espacialidade, a temporalidade, a sacralidade da Natureza ( morada do ser ) e a existência humana e a vida santificada. Aqui sepercebe a análise fenomenológica que faz recorrendo aos primórdios da experiência humana, tanto existencial quanto coletiva, aproximando sua descrição comparativa a níveis ontológicos do homem.
Oespaço para o homem religioso, não é um espaço qualquer e homogêneo, mas há diferenças fundamentais entre um espaço sagrado e os não sagrados. Assim, se constitui então dois tipos de espaço: o sagrado –que é real e que existe , e o profano – com o resto e extensão. Como a primeira experiência do homem é estar no mundo, desta mesma maneira a manifestação do sagrado se funda ontologicamente no mundo.Já o espaço profano é homogêneo e neutro, é geometricamente dividido sem preocupações vivênciais. Resumindo, o espaço sagrado é o que permite o homem que se obtenha um ponto de referência a sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O sagrado e o profano
  • O Sagrado E O Profano
  • O sagrado e o profano
  • O Sagrado e o Profano
  • O Sagrado e o Profano
  • O Sagrado e o Profano
  • O sagrado e o profano
  • o sagrado e o profano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!