Safvasf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Posicionamento Global

[pic]


Mais de 50 satélites como este NAVSTAR já foram lançados desde 1979.
[pic]

Antena de telhado para GPS
O sistema foi declarado totalmente operacional em 1995. Seu desenvolvimento custou 10 bilhões de dólares. Consiste numa "constelação" de 28 satélites sendo 4 sobressalentes em 6 planos orbitais. Os satélites GPS, construídos pela empresaRockwell, foram lançados entre Fevereiro de 1978 e 6 de Novembro de 2004 (o 29º). Cada um circunda a Terra duas vezes por dia a uma altitude de 20200 quilómetros (12600 milhas) e a uma velocidade de 11265 quilómetros por hora (7000 milhas por hora). Os satélites têm a bordo relógios atómicos e constantemente difundem o tempo preciso de acordo com o seu próprio relógio, junto com informação adicionalcomo os elementos orbitais de movimento, tal como determinado por um conjunto de estações de observação terrestres.
É um sistema de informação eletrônico que fornece via rádio a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo com referencia as coordenadas terrestres, esse sistema que por vezes é impropriamente designado de sistema de navegação não substitui integralmente ao sistema de navegaçãoastronômica, mas apenas informa as coordenadas do receptor e não o rumo indispensável a navegação estimada faltando solicitar o recurso de um simulador integrado ao receptor. Existem atualmente dois sistemas efetivos de posicionamento por satélite; o GPS americano e o Glonass russo também existem mais dois sistemas em implantação; o Galileo europeu e o Compass chinês o sistema americano é controlado peloDepartamento de Defesa dos Estados Unidos da América, DoD, para uso exclusivo militar, embora atualmente, encontre-se aberto para uso e civil gratuito.
O DoD fornece dois tipos de serviços GPS: Standard e Precision.
Modo Preciso:
Precisão na latitude e longitude: 22 m
Precisão na altitude: 27.7 m
Precisão no tempo: 200 nanosegundos

Modo Standard:

Precisão na latitude e longitude: 100m
Precisão na altitude: 156 m
Precisão no tempo: 340 nanosegundos

O sistema está dividido em três partes: espacial, de controlo e utilizador. O segmento espacial é composto pela constelação de satélites. O segmento de controlo é formado pelas estações terrestres dispersas pelo mundo ao longo da Zona Equatorial, responsáveis pela monitorização das órbitas dos satélites, sincronização dosrelógios atómicos de bordo dos satélites e actualização dos dados de almanaque que os satélites transmitem. O segmento do utilizador consiste num receptor que capta os sinais emitidos pelos satélites. Um receptor GPS (GPSR) descodifica as transmissões do sinal de código e fase de múltiplos satélites e calcula a sua posição com base nas distâncias a estes. A posição é dada por latitude, longitude ealtitude, coordenadas geodésicas referentes ao sistema WGS84.
A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte ou para Sul. Por exemplo, Lisboa está à latitude de 38º 4´N, o Rio de Janeiro à latitude de 22º 55´S e Macau à latitude de 22º ´N.



Longitude

A longitude é a distância ao meridianode Greenwich medida ao longo do Equador. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 180º para Este ou para Oeste.
Por exemplo, Lisboa está à longitude de 9º 8´W, o Rio de Janeiro à longitude de 34º 53´W e Macau à longitude de 113º 56´E.

Altitude

A Terra é aproximadamente esférica, com um ligeiro achatamento nos pólos. Para se definir a altitude de um ponto sobre a Terradefine-se uma esfera --- geoide --- com um raio de 6378 km. A altitude num ponto da Terra é a distância na vertical à superfície
deste geoide. Por exemplo, a altitude média do Aeroporto de Lisboa é de 114 m, mas a
altitude média da Holanda é negativa.

Longitude

A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador. Esta distância mede-se em graus, podendo variar...
tracking img