Sae enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SAE

É o método que permite identificar , compreender, descrever, organizar e explicar como o paciente responde aos problemas de saúde, determinando as ações de enfermagem desde o planejamento até a execução e avaliação da assistência prestada.

È distribuída em cinco etapas:

Coleta de dados,diagnóstico,planejamento,implantação e avaliação.

Coleta de dados:

È um processodeliberado,sistemático e contínuo.Sua finalidade é obter informações sobre o individuo,a família ou a coletividade e levantam-se dados subjetivos registrando o que diz a pessoa sobre se ,depois combina as informações com base em exame físico e laboratoriais.

Diagnóstico de enfermagem:

Proporciona a base para a seleção das intervenções de enfermagem,visando ao alcance de resultado pelos quais oenfermeiro é responsável.
Exige competência intelectual e técnica.
È o mais difícil e demorado na implantação do processo de enfermagem porque além de identificar o diagnóstico também deve descrever suas características definidoras e fatores relacionados,também identificar fatores de risco em frente aos problemas potenciais.

Planejamento de enfermagem:

È a fase em que define as ações ouintervenções de enfermagem.
È um dos meios que o enfermeiro dispõe para aplicar seus conhecimento técnico científico e humano na assistência ao paciente
.
Implantação:

È o plano de assistência de enfermagem que o ser humano deve receber diante do diagnóstico estabelecido.
È a resultante da análise do diagnóstico de enfermagem examinando os problemas de enfermagem,as necessidades afetadas e ouo grau de dependência.

Avaliação:

È feito diariamente pelo enfermeiro que deve sistematizar o perfil evolutivo do paciente bem como resultado do planejamento da assistência de enfermagem,facilitando uma nova tomada de decisão ou manutenção da prescrição anterior.




1..Levantamentos dos dados significativos/problemas.

.Uso de medicamentos como Lasix , Captopril, Isordil , AAS,Diabinese, Atenolol, Digoxina,

.Varizes
.Cateterismo cardíaco e gelco salinizado
.Uso de prótese. de
.Godê (+) edema de MMII.
.Angustia estável.
. Insuficiência cardíaca congestiva grau III.
.Hipertensão arterial.
.Perfusão tissular periférica diminuída.
.Diabete méllitos
.Ansiedade.
.Falta de ar.
.polaciúria e nictúria.
.Pele ressecada.
.Sedentarismo.
.Aumento da área cardíaca..Visão diminuída.
.Hepatoesplenomegalia.
.Presença de sopro carotídeo bilateral.
.Alteração no traçado do ECG em RS irregular e desnivelamento ST.
.Arritimia.
























Diagnostico de Enfermagem

.Déficit no autocuidado para banho/higiene,caracterizado pelo cansaço,edema,dor nos MMII fator relacionado, dificuldade para deambular,e cansaço aos esforsos..Integridade da pele prejudicada,caracterizada pela lesão de MID,pele rescecada, relacionada a lesao MID , pele ressecada e áspera,acesso venoso central e periférico,fator relacionado deficit de vitaminas,uso de medicamentos endovenosos,
.Intolerancia a atividade,caracterizada pelo relato de se cansar com facilidade,fator relacionado,comprometimento do sistema cardiopulmonar,dor nos MMII,edemas..Nausea,caracterizada pelo reato da paciente,fator reacionado,uso de medicamentos.
..Nutrição desiquilibrada menos que as necessidades corporais,caracterizada pelo relato da paciente em não comer frutas,legumes e verduras,fator relacionado aumento de peso.
.Padrao do sono ineficaz,caracterizado pela polaciúria e nictúria,Fator relacionado,uso de diurético.
.Padrão respiratorio ineficazCaract.murmurios vesiculares diminuidos
Fator relacionado.diminuição oferta oxigenio,ex fumante,cansaço.
.Perfusão tissular cardiopulmonar,gasto entestinal,, renal e periférica ineficazes caracterizado pela insuficiencia cardíaca congestiva , hepatoesplenomegalia,polaciúria,e lesões da pele,fator relacionado,cansaço,edema,dipneia,adbome globoso,varises.
Risco de intoxicação digitalica
Fator...
tracking img