Sadweag

1002 palavras 5 páginas
Budismo é uma religião não-teísta que abrange uma variedade de tradições, crenças e práticas baseadas nos ensinamentos atribuídos a Buda.
Buda viveu e desenvolveu os seus ensinamentos no nordeste do subcontinente indiano entre os seculos VI e IV a.c. É reconhecido pelos adeptos como um mestre iluminado que compartilhou as suas ideias para ajudar os seres sencientes a alcançar o fim do sofrimento, alcançando o Nirvana e escapando do que é visto como um ciclo de sofrimento do renascimento. Os seus ensinamentos chegaram ao Tibete no secV, e criaram 5 escolas para propagar o Budismo que se chamavam: Nyingma, kagyu, Sakya, Gelupa.
A Cosmologia Budista considera que o universo é composto por vários sistemas mundiais, sendo que cada um desses possui um ciclo de nascimento, desenvolvimento e declínio que dura milhões de anos. Num sistema mundial existem 5 reinos, que por sua vez incluem vários níveis num total de 31. * O reino dos Infernos situa-se na parte inferior. A conceção do inferno budista é diferente da conceção cristã, na medida em que o inferno não é um lugar de permanência eterna, nem o renascimento nesse local é o resultado de um castigo divino. Ou seja, os seres que habitam no inferno libertam-se dele assim que o mau karma que os conduziu ali se esgota. * O Reino Animal, é o único em que os seres que nele vivem sentem constantemente sede ou fome, sem nunca terem as necessidades saciadas. A Arte budista representa os habitantes desse reino como tendo um estomago do tamanho de uma montanha russa e uma boca minúscula. * O reino Asura, é um reino em que os habitantes nasceram em resultado de ações positivas realizadas com um sentimento de inveja e competição e vivem em guerra constante com os deuses. * O reino dos deuses é uma “residência Pura” em que é habitado por seres que se encontram perto de atingir a iluminação e não voltarão a nascer como humanos. * O ultimo é o reino dos seres humanos que é considerado como um reino de

Relacionados