Sadkpdk

504 palavras 3 páginas
Até os anos de 1980 a taxa de crescimento econômico do Brasil era estável, porém, à medida que a inflação aumentava, a economia, praticamente, congelou-se (Década perdida- 1980). A razão do processo inflacionário no Brasil pode ser considerada uma questão ampla e complexa.
Devido ao quadro politico-econômico do Brasil nas décadas de 80 e 90, foram adotadas algumas medidas na intenção de conter esta inflação. Segue as principais medidas:
Plano Cruzado Plano econômico aplicado durante o governo de José Sarney, elaborado pelo ministro da fazenda Dilson Furano.
Principais medidas e características do Plano Cruzado
-A moeda corrente brasileira da época (Cruzeiro) transformou-se em cruzado, cujo valia 1000 vezez mais.
-Congelamento dos preços em todo o varejo, cujo eram fiscalizados por cidadãos normais.
-Antecipação do salário mínimo (Governo alegava que a antecipação de parte do salário mínimo estimularia o consumo)
-Correção automática do salário para acompanhar a inflação.
Resultado
O plano fracassou. As principais razões para tal resultado foran o congelamento de preços, que fez a renda dos produtores cair para números proximos a zero, ou até mesmo acarretava prejuizos. A falta de mobilidade nos preços e até mesmo reajustes devido a tantas mudanças fez os produtores sairem do mercado, e até mesmo leite não era encontrado para se comprar. Nesta época os consumidores faziam "estoque" para conseguir manter-se de uma forma menos conturbada, uma vez que não se sabia se encontrariam alimento no mercado na próxima semana ou até mesmo no outro dia. O governo não possuia capacidade para controlar todos os seus gastos, na verdade gastava mais do que arrecadava, literalmente jogando fora "rios de dinheiro" da reserva internacional entre outros.
Plano Bresser
O Plano Bresser foi um plano econômico brasileiro lançado em 16 de junho de 1987 através dos Decretos-Lei 2335/87, 2336/87 e 2337/87, pelo então Ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira. O plano

Relacionados