Sade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Inclusão Social
Profª: Mônica Lemes Magalhães
Aluno (A): Camila Andrade Lopes

Resenha Crítica

O curta metragem Ilha das Flores é umaverdadeira crítica a sociedade a qual vivemos, pois retrata desde a antiguidade as diferenças sociais.
O inicio do curta mostra o cotidiano de Sr. Suzuki, um plantadore comerciante de tomates. Ele fornecia tomates para um supermercado onde Dona Nete costumar fazer suas compras com o dinheiro que obtinha com o lucro da venda deperfumes.
Dona Nete foi ao supermercado comprar carne de porco e tomates para o preparo do almoço de sua família. Durante o preparo a dona de casa jogou no lixo umdos tomates pois o julgava impróprio para o consumo.
O lixo ao qual o tomate foi jogado, foi recolhido e encaminhado para o lixão da cidade chamada Ilha dasFlores.
O dono das terras do lixão separava os lixos orgânicos dos inorgânicos, os restos orgânicos eram oferecidos aos porcos de sua criação e os demais eramofertados para as dezenas de adultos e crianças moradores de rua da Ilha das Flores.
Com essa história é fácil identificar os pontos de inclusão e exclusão social.Sr. Suzuki está incluso na sociedade pois fornece tomates em troco de dinheiro para de manter sua família, Dona Nete também está inclusa pois vende perfumes paraobtenção de dinheiro para comprar o tomates e demais mantimentos oferecidos no supermercado.
Quanto aos moradores de rua da Ilha das Flores estão excluídos dasociedade por não possuírem dinheiro e como citado nas gravações não terem donos. Moram na Ilha das Flores sem infraestrutura e direitos básicos oferecidos os seres humanos.
tracking img