sadds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia da Pesquisa Científica
AD - Tentativa 1
Parte superior do formulário
Question1
Notas: 1
Leia o trecho da crônica de Luis Fernando Veríssimo:

Entreouvida na rua: “O que isso tem a ver com o meu café com leite?” Não sei se é uma frase feita comum que só eu não conhecia ou se estava sendo inventada na hora, mas gostei. Tudo, no fim, se resume no que tem e não tem a ver com onosso café com leite, no que afeta ou não afeta diretamente nossas vidas e nossos hábitos. É uma questão que envolve mais do que a vizinhança próxima. Outro dia ficamos sabendo que o Stephen Hawking voltou atrás na sua teoria sobre os buracos negros, aqueles furos no Universo em que a matéria desaparece. Nem eu nem você entendíamos a teoria, e agora somos obrigados a rever nossa ignorância: osburacos negros não eram nada daquilo que a gente não sabia que eram, são outra coisa que a gente nunca vai entender. Nosso consolo é que nada disto tem a ver com nosso café com leite. Os buracos negros e o nosso café com leite são, mesmo, extremos opostos, a extrema angústia do desconhecido e o extremo conforto do familiar. Não cabem na mesma mesa ou no mesmo cérebro.
(VERISSIMO, Luis Fernando. O mundoé bárbaro e o que nós temos a ver com isso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.)
 
Se o tipo de conhecimento produzido por Stephen Hawking é conhecimento científico, que tipo de conhecimento tem a ver, segundo Veríssimo, “com o meu café com leite?”
 
Escolher uma resposta.

a. Conhecimento filosófico


b. Conhecimento culinário


c. Conhecimento popular ou senso comum


d. Conhecimentoartístico

Question2
Notas: 1
Considere os textos abaixo e identifique a resposta que se refere aos mesmos sem cometer plágio.
 
1) O direito à diferença - Glória Moura
“Considero um desafio desenvolver, na escola, novos espaços pedagógicos que propiciem a valorização das múltiplas identidades que integram a identidade do povo brasileiro, por meio de um currículo que leve o aluno aconhecer suas origens e a se reconhecer como brasileiro.” (p.69)
 
2) A desconstrução da discriminação no livro didático - Ana Célia da Silva
“Contudo, torna-se necessário refletir até que ponto as culturas oriundas dos grupos subordinados na sociedade, cujas contribuições não são consideradas como tradição e passado significativo e, por isso, são invisibilizadas e minimizadas nos currículos, poderãovir a ser objeto de investigação e constituir-se na prática educativa dos professores. Por outro lado, os sujeitos dessas culturas são representados, em grande parte, nos meios de comunicação e materiais pedagógicos, sob forma estereotipada e caricatural, despossuídos de humanidade e cidadania.” (p.21)

(Retirado do livro Superando o Racismo na escola, organizado por Kabengele Munanga. 2ªedição. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.)
Escolher uma resposta.

a. A escola deve promover espaços pedagógicos que valorizem a identidade do povo brasileiro, através de um currículo que conduza o aluno a ver suas origens e a se saber como brasileiro. Por outro lado, essas pessoas são representadas, nos meios de comunicação e livrospedagógicos, sob forma mecânica e caricatural, sem humanidade e cidadania.


b. A escola, através dos livros didáticos, apresenta aos alunos representações estereotipadas e caricaturais dos negros. Com isso, a tarefa de valorizar a identidade do aluno negro fica dificultada.


c. A escola deve abrir novos espaços pedagógicos que propiciem a valorização das múltiplas identidades que integrama identidade do povo brasileiro. Por outro lado, os sujeitos são representados, em grande parte, nos meios de comunicação e materiais pedagógicos, sob forma estereotipada e caricatural.


d. Segundo Silva (2005), a escola, através dos livros didáticos, apresenta aos alunos representações estereotipadas e caricaturais dos negros. Com isso, a tarefa de valorizar a identidade do aluno negro...
tracking img