Sadc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SADC
A SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) é um bloco económico formado pelos países da África Austral. São eles: África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabué.

A Southern Africa Development Community como é chamada oficialmente, se originou em 1992 apartir da transformação da SADCC, criada desde 1980 e que era constituída por nove nações. Actualmente, a SADC é formada por 14 países-membros, totalizando um PIB de cerca de 226 bilhões de dólares e uma população de 210 milhões de pessoas.

Os objectivos do bloco é, em síntese, proporcionar o crescimento das economias dos países africanos e consequentemente, o desenvolvimento e a melhoria naqualidade de vida de seu povo. Outros objectivos não menos importantes são: a promoção da paz e da estabilidade da região, do desenvolvimento sustentável e do combate à AIDS; e a reafirmação dos legados sócio-culturais africanos.
Tem por objectivo criar um mercado comum, a médio prazo, seguindo o modelo básico da União Europeia, Mercosul, NAFTA etc. Tem também o propósito de promover esforçospara estabelecer a paz e a segurança na conturbada região meridional africana.

Esses países, com excepção da África do Sul, que se situa em um grau bem mais elevado de desenvolvimento económico, passaram a adoptar medidas para alcançar o mercado regional, sendo que nesse caso, o desenvolvimento da indústria local é fundamental para a diminuição da dependência dos produtos estrangeiros. Dessaforma, a produção desses países referidos tem se concentrado na produção de produtos de base.

o principal parecido económico da SADC e a União Europeia, no entanto, essas relações comerciais vem diminuindo bastante: de 7% na década de 80 para 3% actualmente. Alem disso, diversas medidas estão sendo adoptadas para tentar diminuir a dependência desses países com as nações desenvolvidas.Visão política
O bloco da SADC é composto por Estados altamente diversificados em suas condições socioeconómicas e políticas. Embora todos eles se declarem democráticos, bem poucos contêm as instituições que caracterizam as modernas democracias em seus sistemas políticos, como eleições livres e justas, um Judiciário independente e imprensa livre. Em muitos deles, a elite governante nãotolera a oposição política e pouco respeita o sistema de leis. Em alguns países envolvidos em guerras civis, a busca de ideais democráticos obviamente tornou-se difícil. Pelo menos dois dos Estados membros, Angola e República Democrática do Congo, estão envolvidos em contínuas guerras civis que têm impedido os esforços do governo para exercer a hegemonia política em todo o território nacional. Noentanto, em um esforço para alcançar a integração política, a SADC tem tido um papel cada vez maior na solução de conflitos nesses Estados. A corporação tem assumido a liderança na busca de um desfecho para as guerras no Congo e Angola, bem como para a actual crise política do Zimbabwe. Angola, Namíbia e Zimbabwe enviaram tropas para oferecer apoio militar ao governo do Congo contra ataques de gruposrebeldes que contavam com o apoio militar e político dos governos do Burundi, Ruanda e Uganda.
Visão económica
Em 1999, a soma do Produto Interno Bruto da SADC era estimado em US$ 178,3 bilhões. Como observado anteriormente, as economias da região são estruturalmente variadas e estão em variados estágios de desenvolvimento. O PIB da África do Sul, de US$ 131 bilhões, é maior do que a soma doPIB de todos os outros países da SADC. Os índices de inflação na região também variam grandemente, da hiperligação em Angola (248%), Zimbabwe (112%), República Democrática do Congo (45%) e Zâmbia (20%) a índices de inflação relativamente baixos na Tanzânia (8%), Moçambique (5,5%) e África do Sul (5,5%). O crescimento económico regional diminuiu, em média, registando um crescimento médio de 2,2% em...
tracking img