sadassssss

280 palavras 2 páginas
omposto ou Marketing Mix – Os 4 Ps, Cs e As
A comunicação é o momento da sedução que visa empolgar o cliente a comprar o serviço ou produto. Ela precisa ser objetiva e clara para informar osprincipais pontos e dar oportunidade para que o consumidor fantasie a oferta, sentindo-se envolvido e comprometido com ela.
Quando comecei a estudar administração, tive o primeiro contato com a disciplinade Marketing. Fui apresentado já no primeiro dia aos 4 P’s, como sendo o Composto ou Mix de Marketing. Daquela primeira aula até hoje venho descobrindo dia-a-dia a melhor utilização deste Composto, oqual foi acrescido de mais 02 integrantes os 4 C’s e 4 A’s.
|
Ainda vejo muito falar-se em Composto ou Mix de Marketing apresentando apenas os 4 P’s, não levando até os alunos ou colaboradores dasempresas uma visão mais abrangente do composto.
Resolvi escrever este artigo com um “ar didático” mas não definitivo, uma vez que os próprios 4 P’s, já viraram 7 P’s para a área de serviço e 9 P’spara o turismo de acordo com alguns autores e tenho a certeza que novos P’s surgiram ou surgirão em breve.
Vamos inicialmente aos 4 P’s que foram formulados no início da década de 60 pelo professorJerome McCarthy:
4 P’s: Produto, Praça, Preço e Promoção
Produto: refere-se a variedade do produto, qualidade, características, nome da marca, design, embalagem, tamanhos, serviços, garantias,devoluções etc.;

Preço: é composto pelo preço básico, descontos, prazos de pagamento, condições de crédito etc.;
Praça ou Ponto de Venda: diz respeito aos canais de distribuição (localizações), distribuiçãofísica (estoque), transporte, armazenagem etc;
Promoção: venda pessoal, propaganda, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, marketing direto (mala direta,

Relacionados