Sacramento do batismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PEAQUISA SACRAMENTO DO BATISMO


TEMA

O SACRAMENTO DO BATISMO

O Batismo como o primeiro Sacramento

Historicamente, a palavra sacramento era usada para designar algo sagrado. O termo latino, sacramentum, foi usado para traduzir a palavra "mistério" no Novo Testamento. Num sentido amplo, todos os rituais e cerimoniais religiosos eram chamados sacramentos. Com o tempo, otermo sacramento assumiu um sentido mais preciso e mais restrito. Um sacramento veio a ser definido como um sinal visível por meio do qual Deus oferece sua promessa de graça de uma forma externa. Os sinais externos selam e confirmam as promessas da aliança de Deus. Os sacramentos consistem de alguns elementos visíveis tais como água, pão ou vinho; uma atividade definida ordenada por Deus emassociação com o sinal; e um benefício redentor comunicado ao crente.

A igreja Católica Romana estabeleceu o número de sacramentos (num sentido especial) em sete. Eles são Batismo, Crisma, Eucaristia (a Ceia do Senhor), Penitência, Matrimônio, Ordem e Extrema-Unção. O protestantismo histórico limitou os sacramentos em dois: Batismo e Ceia do Senhor. Apesar de os protestantes reconhecerem outrosrituais, tais como o matrimônio, como ordenanças especiais, não os reconhecem como se nivelando aos sacramentos. Os sacramentos são limitados a:
(1) ordenanças instituídas diretamente por Cristo,
(2) ordenanças que por sua própria natureza são significativas,
(3) ordenanças designadas para serem perpétuas e
(4) ordenanças designadas para representar, instruir e selar os crentes que as recebem pelafé.

Os sacramentos são meios reais de graça que comunicam as promessas de Deus. Seu poder não reside nos elementos em si, mas em Deus, de quem são sinais. Tampouco podem depender do caráter ou fé daqueles que os administram, mas da integridade de Deus.

Os sacramentos são formas não verbais de comunicação. Nunca foram destinados a ficar isolados, sem referência à Palavra de Deus. Os sacramentosconfirmam a Palavra de Deus, de modo que a administração deles e a pregação das palavras vão juntas.

A salvação não se opera por meios dos sacramentos. A salvação é pela fé em Cristo. Mas onde a fé está presente, os sacramentos não são ignorados nem negligenciados. São uma parte vital do culto divino e do desenvolvimento da vida cristã.

Embora os sacramentos envolvam a utilização de formasexternas, não devem ser menosprezados com ritualismo ou formalidade vazio. Embora possam ser corrompidos e transformados em rituais vazios, não devem ser rejeitados. São de fato rituais, mas são ordenados por Deus e portanto devemos participar deles alegre e solenemente.

Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, e somos incorporadosà Igreja e feitos participantes de sua missão. Nossos pais nos deram a vida natural do corpo, mas Deus nos dá a alma e nos destina, além disso, a uma vida sobrenatural; nascemos privados dela pelo pecado original, herdado de Adão. O batismo apaga o pecado original, nos dá a fé e a vida divina, e nos torna filhos de Deus. A Santíssima Trindade toma posse da alma e começa a nos santificar. Segundoo plano de amor do Senhor, o batismo é necessário para a salvação.

É o sacramento pelo qual nascemos para a vida e nos tornamos filhos de Deus. É o primeiro dos sacramentos porque é a porta que dá acesso aos demais sacramentos, e sem ele não se pode receber nenhum outro.

Os efeitos que o batismo produz são: perdoa o pecado original, e qualquer outro pecado, com as penas devidas por eles. Nosdá as três divinas pessoas junto com a graça santificante. Infunde a graça santificante, as virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito Santo. Imprime na alma o caráter sacramental que nos faz cristãos para sempre e somos incorporados à Igreja.

Segundo o plano do Senhor o batismo é necessário para a salvação, assim como a própria Igreja, à qual o batismo introduz. O batizado se realiza...
tracking img