Sacola plastica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL



ASSIS /2012

PROBLEMA AMBIENTAL DA SACOLA PLASTICA
PONTOS POSITIVO
PONTOS NEGATIVOS
SACOLAS OXIBIODEGRADAVEIS
SACOLAS HIDRO BIODEGRADAVEIS
SACOLAS DE PAPEL
CONCLUSAO

JEFFERSON MEDEIROS CAMARGO RA : B00BEH8
Inventada no fim da década de 50 pelos Europeus, a sacolinha plástica veio diretamente para modernizar a praticidade para supermercados eoutros comércios. Explodiu no mercado brasileiro por volta da década 80.
Apesar de revolucionar o comercio tão rapidamente devido ao baixo custo, e por se uma embalagem descartável, contribuindo com a filosofia, esqueceram totalmente de analisar seu futuro ecologicamente, principalmente ambiental.
Hoje após tempos de utilização sem pensar a sacolinha e considerada um grade vilão do meio ambientecomo outras invenções relacionadas com o nosso conforto.

PONTOS NEGATIVOS
Feita de derivado de petróleo, uma substancia não renovável e de uma resina chamada polietileno de baixa densidade. São produzidos no mundo cerca de 1.4 bilhões de unidades por dia, só no brasil são utilizadas mensalmente cerca de 1 bilhão de sacolas por grandes redes de supermercados, no total são aproximadamente210 mil toneladas de plástico filme, matéria prima utilizada na fabricação.
No Brasil 9.7% de todo lixo brasileiro e composto por sacos plásticos, uma produção ambientalmente nociva, onde e utilizada uma grande quantidade de energia que poderia abastecer milhões de residências, sem contar a grande utilização de agua no processo e os dejetos resultantes .
Muitas delas acabam indoirregularmente para os esgotos, bueiros e córregos, causando o entupimento, gerando em dias de chuvas inundações e retenção de mais lixos. Quando incinerados libera toxinas perigosas para a saúde e o meio ambiente.
Há também um grande problema na poluição dos mares. Muitos destes acabam indo para alto mar onde são confundidos por peixes e principalmente pelas tartarugas marinhas como um de seus alimentos.Assim causando uma obstrução no aparelho digestivo levando a morte.
Sua produção elevada acontece devido ao enorme custo no processo de reciclagem, pois e mais barato produzir novas do que reutilizar material destinado. Cada sacola demora cerca de pelo menos 300 anos para sua degeneração no meio ambiente, uma quantidade enorme de lixo plástico acumulando e gerando agentes tóxicos para o solo acada dia que se passa.

PONTOS POSITIVOS
Os plásticos não só estão presentes nas sacolas, como estão presentes em garrafas pet ,e muitos outros objetos. Matéria esta que já faz parte do elo da cadeia humana, sendo ela apenas mais umas dos objetos recicláveis e de grande consumo pela população.
Para população elas vieram não só para modernizar, mas também para facilitar e reduzir custos.Pois elas contribuem muito em determinado ponto de vista.
A eliminação das sacolas plásticas ira gerar um grande impacto, devido a falta de recipientes para descarte de lixo, principalmente orgânicos, nas famílias que não tem uma renda estável (baixa renda).
Sem essas embalagens não só a baixa renda, mas 80% da população iriam ser afetadas, que além dos sacos de lixo que iriam ter comprar, hátambém o caso de famílias que dependem do transporte publico para se locomover ate centros para realizar suas compras, que terão que comprar sacolas biodegradáveis, sacolas de pano ou estar pagando transporte para entrega, onde aumentaria os gastos no orçamento do mês, onde possivelmente elas não teriam recursos financeiros para isso. Gerando o risco de termos lixo descartado de forma indevida emcórregos, terrenos baldios, e em áreas publica por essas pessoas irresponsáveis ou sem alternativa.

Existem dois tipos de biodegradáveis

SACOLAS OXIBIODEGRADÁVEIS
O processo e quase o mesmo, mais esta e feita de uma quantidade pequena de aditivo pro- degradante, tecnologia esta usada durante o processo de fabricação, onde o plástico tem um comportamento diferente na sua degradação....
tracking img