Sacerdotes e levitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sacerdotes e Levitas: Responsabilidade e Missão
O ministério do levita tem sido muito confundido atualmente. Ouvimos muitos pregadores falando que o ministério levítico resume-se aos músicos e cantores, mas isso não é verdade. O ministério levítico no plano original deveria funcionar como uma extensão do ministério sacerdotal, ou seja, quem entrava no Santo dos Santos era o sacerdote. Osacerdote era quem ministrava a Deus e somente a Deus. Porém, quem cuidava dos utensílios do tabernáculo, do serviço e de servir o povo eram os levitas. Os levitas deveriam até armar suas tendas ao redor do tabernáculo para que a ira de Deus não ardesse contra o povo de Israel. Portanto, os levitas eram ministros de Deus. Eles eram os escolhidos para estarem "mais próximos" da presença de Deus, porém quemestava “com Deus” era o sacerdote.
Os sacerdotes foram separados para ministrar somente ao Senhor (Ex 28:1, 4 e 41) e tinham responsabilidade sobre o altar. Tinham também a responsabilidade de levar as ofertas e culpas do povo diante do Senhor (Ex 28:29,38 e Nm 18:7). Trabalhavam especialmente dentro do Santo dos Santos (Nm 18:5). Os sacerdotes também cobriam e preparavam as peças para que oslevitas não morressem ao tocar as coisas santas (Nm 4:15), porém não ministravam ao povo, somente a Deus.
Já os levitas deveriam ministrar no tabernáculo (Nm 1:50) e cuidar desse tabernáculo (Nm 1:53). Tinham a responsabilidade de guardar e levar o tabernáculo em si. Guardavam e levavam as peças do tabernáculo para que os filhos de Israel não morressem, porém nunca ministravam a Deus. Estavamsempre mais perto de Deus do que o povo, mas dependiam do Sacerdote para ministrarem.
Vemos claramente dois ministérios: sacerdote e levita. Um opera mais na presença viva do Senhor. O outro, dependendo do primeiro, e derivando a sua vida, autoridade e inspiração do primeiro, opera em contato com o povo. Os levitas eram “dados” aos sacerdotes e essa era a condição que Deus impunha (Nm 3:9).
Hojequero falar especificamente sobre o levita. De uma forma global não conseguimos identificar este ministério, pois alguns levam as peças para um lado e outros dizem que o caminho certo é outro, pois não há confiabilidade em nada do que tem sido feito. Que tipo de arraial é este, em que o povo não tem direção certa, que corre em todas as direções, espalhando-se através do caminho, cada grupo seguindo oseu líder? Como podemos saber quem é designado por Deus para levar o tabernáculo e ministrar na casa de Deus?
A resposta é simples. Os levitas são aqueles que foram escolhidos por Deus para ministrar à sua casa. Mas a verdade é que o ministério dos levitas depende dos sacerdotes. Este é o padrão de Deus. Nós precisamos de sacerdotes como Moisés, que intercedia pelo povo. A vida de Moisés revela oque é ser um sacerdote aos olhos de Deus. Quem levava o título era Arão, mas foi Moisés quem exerceu esse ministério diante de Deus. Josué era ministro de Moisés, portanto seu ministério era de levita (Ex 24:13 e Js 1:1). Sendo assim, Josué, em todas as suas ações, dependia do ministério de Moisés. Em Ex 17 temos um exemplo mais claro da operação destes ministérios e da relação que existe entreeles. Enquanto Josué dirigia a peleja contra Amaleque, inimigo de Israel, Moisés permanecia sobre um outeiro com as mãos levantadas.
Olhando o quadro com olhos proféticos vemos que há uma falta muito grande do ministério levítico em nossa comunidade local. Se a liderança, os pastores e presbíteros têm se voltado para ouvir de Deus e têm separado tempo para ministrar na presença de Deus, onde estãoaqueles que ministram ao povo e cuidam do templo? Onde estão aqueles que cuidam dos utensílios e mostram o caminho que o povo deve seguir?
Sacerdotes e levitas não tinham herança (Dt 18:1 e 2). Eles pertenciam ao Senhor. Nenhum outro compromisso dava a eles o direito de não ministrar. Eles eram do Senhor. Este é o segredo que a igreja, e que os servos de Deus, precisam redescobrir. Estes...
tracking img