Sabrina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS – PPRA
CRIANDO BELEZA LTDA

Índice

Documento Base
1 - Introdução
2 - Objetivo
3 - Identificação da Empresa
4 - Atividades da Empresa
5 - Características do Ambiente de Trabalho
6 - Descrição das Atividades Realizadas nos Setores de Trabalho
7 - Qualificação dos Responsáveis
8 - Definição das Responsabilidades
9 - Integração com a CIPA
10- Definições
11 - Estratégia e Metodologia de Avaliação
12 - Estrutura do PPRA
13 - Desenvolvimento do PPRA
14 - Antecipação, Reconhecimento, Avaliação dos Riscos Ambientais·.
15 - Métodos, Técnicas, Aparelhagens e equipamentos Utilizados para a Elaboração do PPRA.
16 - Controle dos Riscos Ambientais
17 - Existência e Aplicação Efetiva de E.P.I.
18 - Nível de Ação
19 - Periodicidade,Forma de Avaliação e Revisão do PPRA
20 - Estabelecimento de Plano de Ação com metas, Prioridades e Cronograma
21 - Registro, Manutenção e Divulgação dos Dados
22 - Exame, Discussão do Plano e Conclusões Finais
23 – Disposições finais
24 –Glossário e Bibliografia
25 – Data do Documento e Assinatura do Profissional































DOCUMENTO BASE1 – INTRODUÇÃO

PPRA é a sigla de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Esse programa está estabelecido em uma das Normas Regulamentadoras (NR-9) da CLT- Consolidação das Leis Trabalhistas, sendo a sua redação inicial dada pela Portaria nº 25, de 29 de dezembro de 1994, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho

O PPRAdo estabelecimento deve estar descrito no Documento Base que contém os aspectos estruturais do programa, a estratégia e metodologia de ação, forma de registro, manutenção e divulgação dos dados, a periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do programa e o planejamento anual com o estabelecimento das metas a serem cumpridas com os prazos para a sua implantação conforme cronograma anual.Este programa constitui-se numa ferramenta de extrema importância para a segurança e saúde dos empregados, proporcionando identificar as medidas de proteção ao trabalhador a serem implementadas e também serve de base para a elaboração do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO, obrigatório pela NR-7.

A partir de 29 de abril de 1995, data da publicação da Lei nº. 9.032, acaracterização de atividade como especial depende de comprovação do tempo de trabalho permanente, não ocasional nem intermitente, durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos em atividade com efetiva exposição a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física, observada a carência exigida.

2 - OBJETIVO

O PPRA tem como objetivo apreservação da saúde e a integridade física dos trabalhadores, através do desenvolvimento das etapas de antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüentemente o controle da ocorrência dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir nos locais de trabalho, levando-se sempre em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

O PPRA é parte integrante do conjuntomais amplo de iniciativas da empresa, no campo da preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, estando articulado com o disposto nas demais Normas Regulamentadoras e Legislações Previdenciárias.

Este programa, conforme a NR-9, foi desenvolvido considerando-se riscos ambientais referentes aos agentes físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho, que em funçãode sua natureza e intensidade, associadas ao tempo de exposição, podem causar danos à saúde dos funcionários do estabelecimento.



Tendo também por objetivo avaliar as atividades desenvolvidas pelos empregados no exercício de todas as suas funções e ou atividades, determinando se os mesmos estiveram expostos a agentes nocivos, com potencialidade de causar prejuízo à saúde ou a sua...
tracking img