SABRES E IDENTIDADE DO AGRICULTOR DO BAIXO TOCANTINS NO MUNICIPO DE CAMETÁ

1424 palavras 6 páginas
Resumo – A pesquisa refere-se a um trabalho de campo realizado em Cametá – PA, no bairro da primavera. Tendo como objetivo a obtenção de conhecimento referente aos saberes e a identidade do agricultor do baixo Tocantins no município de Cametá. A pesquisa foi realizada na propriedade do Sr. João Ribeiro, mais conhecido como Joãozinho do Cheiro. O mesmo possui em suas propriedade áreas de agricultura, horticultura dentre outras, mantendo – se assim de sua atividade agroextrativista.
Termos para indexação: Saberes, Identidade e agricultor do baixo Tocantins.
KNOWLEDGE AND IDENTITY OF THE FARMER IN THE LOWER TOCANTINS MUNICIPALITY CAMETÁ
Summary - The research refers to a field study conducted in Cametá - PA, in the neighborhood of the spring. Aiming to obtain knowledge concerning the knowledge and identity of the farmer in the lower Tocantins municipality Cametá. The survey was conducted on the property of Mr. John Ribeiro, better known as Johnny Smell. The same property has in its areas of agriculture, horticulture among others, keeping - thus its activity agroextractivist.
Index terms: Knowledge, Identity and farmer down the Tocantins. Introdução
Em busca de uma maior compreensão, de como os saberes podem ser constituidores da identidade dos trabalhadores rurais e de como estão sendo vistos pela sociedade capitalista, elaboro - se uma pesquisa dentro da zona urbana da cidade de Cametá, mais especificamente na zona periférica, no bairro da primavera, aonde se encontra a propriedade do Sr. João Ribeiro, conhecido popularmente como Joãozinho do Cheiro, e sua família, que sobrevivem do plantio de hortaliças, cultivo de frutas e criação de peixes, sendo uma típica família da região do baixo Tocantins é bastante cultural e linguageira caracterizando assim uma família tipicamente cametaense. Para a compreensão da identidade da classe aqui abordada, faz – se necessário a compreensão do termo ‘identidade’, através do qual (Pena, 1992) é amplamente considerada como

Relacionados