sabrer

4013 palavras 17 páginas
2ª etapa
Teoria Clássica da Administração
A teoria clássica formula uma teoria da organização, tendo por base a administração como uma ciência. Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolvia a administração científica nos Estado Unidos em 1916 surgiu na França, expandindo – se rapidamente pela Europa a teoria clássica da administração, caracterizada pela ênfase na estrutura que a organização para ser eficiente.Idealizada por Henry Fayol, caracteriza pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência com ênfase na estrutura organizacional.
O pioneiro da teoria clássica Henry Fayol, é considerado juntamente com Taylor um dos fundadores da moderna administração
A teoria clássica formula uma teoria da organização, tendo por base a administração como uma ciência
Na teoria clássica partia-se de todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas fossem elas órgãos (como sessões departamentos etc.) ou pessoas (como ocupantes de cargas e executores de tarefas).
A teoria clássica tem sido fortemente criticada por ser simplista propondo princípios contraditórios entre si, e como normativa em vez de vez de impírica, por dizer como se deve ser e não o que é.
A teoria clássica tem em vista a eficiência do ponto de vista técnico e econômico. Em outros termos a organização é um meio para atingir a eficiência máxima sobre os aspectos técnico e econômico. Daí a visão anatômica da organização como organização formal, isto é a síntese dos diferentes órgãos que compõe a estrutura organizacional , suas relações e suas funções no todo, que assegurem a máxima eficiência.
A teoria clássica recebe o nome de teoria da máquina pelo fato de considerar a organização sobre o prima do comportamento mecânico de uma máquina: a determinadas ações ou causas decorrerão determinados efeitos ou conseqüências dentro de uma correlação determinística.
A teoria clássica trata a organização como se fosse um sistema fechado, composto de

Relacionados

  • ATPS Educacao Jovens e adultos 2013
    2496 palavras | 10 páginas
  • Educaçao escolar:politicas,estruturas e organizaçao
    4708 palavras | 19 páginas
  • Métodos de planejamento e controle
    56755 palavras | 228 páginas