sabores da profisão

4649 palavras 19 páginas
OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE
TARDIF E GAUHIER: CONRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DE PESQUISA
SOBRE OS SABERES DOCENTES NO BRASIL

Aliana Anghinoni Cardoso - UFPEL
Mauro Augusto Burkert Del Pino - UFPEL
Caroline Lacerda Dorneles - UFRGS
Resumo:
O presente artigo, resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada no contexto de uma investigação que pretende compreender os saberes dos professores da Educação Profissional, tem como objetivo apresentar as contribuições dos estudos de Maurice Tardif e Clermont Gauthier a respeito dos saberes profissionais dos professores. Apresentamos quais seriam para cada um dos autores os saberes profissionais dos professores e a forma como se relacionam e, em seguida, escrevemos sobre os possíveis pontos de convergência entre as duas teorias apresentadas.
Palavras-Chave: Saberes Profissionais dos Professores – Estudos Internacionais – Gauthier/Tardif
1.

Introdução

Uma das maiores contribuições do movimento pela profissionalização do ensino, iniciado na década de 1980, foi o reconhecimento da existência de saberes específicos que caracterizam a profissão docente, saberes desenvolvidos pelos professores tanto no seu processo de formação para o trabalho quanto no próprio cotidiano de suas atividades como docentes. A partir desse reconhecimento, diversos estudos têm sido desenvolvidos tendo os saberes docentes como objeto, ocasionando um crescimento e uma diversificação cada vez maior no que diz respeito a esse campo de pesquisa.
A respeito do desenvolvimento do campo de pesquisas sobre os saberes docentes no
Brasil, pode-se dizer que as primeiras pesquisas datam dos anos noventa e foram fortemente influenciadas pelos estudos internacionais desenvolvidos desde o início da década de oitenta.
Essa influência torna-se evidente principalmente se tomarmos como base a forte tendência das pesquisas brasileiras em defenderem a centralidade da figura do professor e a importância de que se

Relacionados

  • Modelo para Digita o Relat rio 6 sem II valeria
    5655 palavras | 23 páginas
  • Ciencias cont
    48385 palavras | 194 páginas