SABER REFLETIR SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA: OBJETIVO CENTRAL DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES?

1464 palavras 6 páginas
1 INTRODUÇÃO

Para se ter um bom profissional na área da educação é necessário que esses tenham como principal tarefa o ato da reflexão, mas como conseguir transformar o futuro professor em um profissional reflexivo? A composição de um profissional reflexivo, parte da vontade apresentada pelo mesmo de querer aprender, de ir mais além, desde o seu embarque no mundo acadêmico. O aluno que apresenta curiosidade e também questiona a si próprio procurando meios de melhorar constitui o perfil de professor reflexivo. Quando o educador começa a lecionar ele se depara com vários problemas e para resolvê-los tenta encontrar meios que produzam um bom resultado, o problema está na paralisação da reflexão quando o objetivo é alcançado.
O professor aprende, por exemplo, a dar orientações mais precisas para evitar mal-entendidos, (...) para formular as provas de uma maneira que facilite as correções, para não iniciar uma atividade quando não há tempo suficiente para terminá-la antes do fim do período letivo, etc. Essas aprendizagens se traduzem em novas condutas, as quais, sem dúvida, são acompanhadas, ao menos na sua origem, de um raciocínio quase explícito. No entanto, depois que o problema tiver sido resolvido, o professor pode ligar de novo o piloto automático. ( Então o que fazer para que o profissional da educação na estabilize e esteja sempre querendo se superar e melhorar? Que técnicas precisam ser adotadas nos cursos de formação superior para que isso aconteça? Será que alguns alunos já não entram com o perfil reflexivo? Para formar profissionais cada vez mais qualificados precisamos primeiro obter as respostas dessas perguntas, só assim conseguiremos um meio adequado e satisfatório para a formação acadêmica.
Estamos falando, nesse caso, em uma postura e em uma prática reflexivas que sejam a base de uma análise metódica, regular, instrumentalizada, serena e causadora de efeitos; essa disposição e essa competência, muitas vezes, só podem ser adquiridas por meio

Relacionados

  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas
  • Educação infantil e a ludicidade
    24973 palavras | 100 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas