Saber cuidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
TITULO
Cuidar do mundo é cuidar do próximo.
INTRODUÇÃO
De acordo com a ONU vivemos em uma situação de caos mundial, estranhamente isso é percebido em muitos lugares,enquanto que em outros *praticamente não existe devido serem locais privilegiados financeiramente. Passamos pelos famintos na rua como se “aquilo” deitado na calçada com fome, frio e medo de maneiranenhuma tem relação com sua vida, mas nos achamos a pessoa mais ecológica do mundo por usar sacola retornável, queremos começar a cuidar do mundo em ampla escala sem ao menos enxergar a desigualdade quevive a porta de casa.
A partir do teólogo Leonardo Boff, no texto Saber Cuidar, o autor discorre que a essência do ser humano se baseia no cuidado, ou seja, que cuidar do outro é uma forma de cuidar desi mesmo. Mas para isso, o mundo precisa mudar a ótica com que vê a ética, sendo assim o mundo precisa mudar a perspectiva com que vê a própria sociedade (2013, p.31-33). Esse cuidado não se estendeapenas a nossa família e ao nosso lar, ele é a base de uma criação democrática sócio-cósmica não apenas antropocêntrica que se baseia apenas nos seres humano, mas que abranja a linha da cidadeincluindo as florestas, as arvores, os animais e o ar o qual respiramos.
O cuidado sócio-cosmico não é o cuidado interesseiro que vemos espalhado pelo mundo, como por exemplo, o cuidado que temos emalimentar o porco para que possamos comer uma carne bem gorda e sim alimenta-lo, pois sabemos que ele sofre por sentir fome.
Podemos dividir esse cuidado de duas maneiras: Causa e Efeito. A causa é ocuidado antropológico. O cuidado integral do ser humano é a base para mudança da sociedade, ou seja, a prevenção para não precisarmos remediar como nos dias de hoje. Para isso primeiramente o ser humanotem que ter a consciência de que não é o centro do mundo, quando o mundo já estava 98,9% pronto surgiu-se o homem, porém por vias fundamentalistas judaico-cristãs nos levou a crer que somos o...
tracking img