Saber cuidar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Cuidado com o nosso paleta
Cuidado todo especial merece o nosso planeta. Desde o começo da industrialização, no século XVIII, a população mundial cresceu 8 vezes , consumindo mais e mais recursos naturais, somente a produção, baseada na exploração da natureza, cresceu mais de cem vezes. O agravamento deste quadro com a mundialização do acelerado processo produtivo faz aumentar a ameaça e,consequentemente, a necessidade de um cuidado especial com o futuro da Terra. Para cuidar do nosso planeta precisamos todos passar por uma alfabetização ecológica e rever nossos hábitos de consumo importa desenvolver uma ética do cuidado.
O cuidado essencial é a ética de um planeta sustentável. A ética de cuidados se aplica tanto a nível internacional como a níveis nacional e individual; nenhumanação é autossuficiente; todos lucrarão com a sustentabilidade mundial e todos estarão ameaçados se não conseguirmos atingi la .
2. Cuidado com o próprio nicho ecológico
O cuidado com a Terra representa o global. O cuidado com o próprio nicho ecológico representa o local.
A comunidade local deve fazer o mesmo percurso do ecossistema local e cuidar do meio ambiente; utilizar seus recursos de formafrugal, minimizar desgastes, reciclar materiais, conservar a biodiversidade. Conhecer sua historia, seus personagens principais, seu folclore. Devem cuidar de sua cidade, de suas raças e lugares públicos, de suas casas e escolas, de seus hospitais e igrejas, de seus teatros, cinemas e estádios de esporte, de seus monumentos e da memória coletiva do povo.
3. Cuidado com a sociedade sustentável
Nãose trata somente de impor “Limites ao Crescimento”, mas de mudar o tipo de desenvolvimento. Diz se que o novo desenvolvimento deve ser sustentável.
Sustentável é a sociedade ou o plante que produz o suficiente para si e para os seres dos ecossistemas onde ela se situa; que toma da natureza somente o que ela pode repor; que mostra um sentido de solidariedade racional, ao preservar para associedades futuras os recursos naturais de que elas precisarão. Na pratica a sociedade de mostrar se capaz de assumir novos hábitos e de projetar um tipo de desenvolvimento que cultive o cuidado com os equilíbrios ecológico e funcione dentro dos limites impostos pela natureza. Não
significa voltar ao passado, mas oferecer um novo enfoque para o futuro. Não se trata simplesmente de não consumir, mas deconsumir responsavelmente.
O Direito dos Povos ao Desenvolvimento, de 18 de outubro de 1993, declarou a Comissão dos Direitos Humanos da ONU: “O desenvolvimento é um processo econômico, social, cultural e político abrangente, que visa o constante melhoramento do bem estar de toda a população e de cada pessoa, na base de sua participação ativa livre e significativa e na justa distribuição dosbenefícios resultantes dele”. Acrescentaríamos ainda, no sentido a integralidade, a dimensão psicológica e espiritual do ser humano.
4. Cuidado com os pobres, oprimidos e excluídos.
Com efeito, graças aos avanços tecnológicos, nas ultimas décadas verificou se um crescimento fantástico na produção de serviços e bens matérias, entretanto, desumanamente distribuídos, fazendo com 2/3 da humanidade viva emgrande pobreza.
Cresce mais e mais a convicção de que estratégias meramente assistencialistas e paternalistas não resolvem como nunca resolveram os problemas dos excluídos. Antes, perpetua os, pois os mantém na condição de dependentes e de esmoleres, humilhando-os pelo não reconhecimento de sua força de transformação da sociedade.
A consolidação de uma sociedade mundial globalizada e osurgimento de um novo paradigma civilizacional passa pelo cuidado com os pobres, marginalizados e excluídos. Se seus problemas não forem equacionados, permaneceremos ainda na pré historia. Poderemos ter inaugurado o novo milênio, mas não a nova civilização e era de paz eterna com todos os humanos, os seres da criação e o nosso esplendido planeta.
5. Cuidado com o nosso corpo na saúde e na doença...
tracking img