Saber cuidar - leonardo boff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano. Disponível em: http://cursa.ihmc.us/rid=1GMSLFWNB-5RXV9C-GSQ/Saber%20Cuidar%20-%20Etica%20do%20Humano.pdf. Acesso em:

Leonardo Boff nasceuem Concórdia, Santa Catarina, no dia 14 de dezembro de 1938. Cursou Filosofia em Curitiba, Paraná, e Teologia em Petrópolis, Rio de Janeiro e doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade deMunique, na Alemanha, em 1970.
É respeitado pela sua história de defesa pelas causas sociais e atualmente debate também questões ambientais. Possui um arsenal gigantesco de artigos,monografias entre outros publicados desde 1971 e a sua última obra foi publicada em 2008.
No livro Saber cuidar, Boff começa falando dos sentimentos dos humanos e de todas as emoções que pode sentirdiferentemente de uma máquina ou robô e que os humanos construíram o mundo a partir desses laços afetivos, tornando e dando assim, valor às coisas e aos outros.
Boff fala também dos problemasque atingem as pessoas e o mundo pela falta de cuidado e a solução seria o ser humano conseguir cuidar de si, das pessoas e também do próprio mundo.
O autor defende muito o cuidado. Cuidar,como ele diz, é mais que um ato, é um sentimento, algo que faça com que ele se envolva com os outros e com as outras coisas.
Relata que mais que ter cuidado, o homem precisa do cuidado,pois, sem ele o homem seria apenas um corpo, e não uma combinação de corpo e espírito. Esse cuidado que Boff tanto fala é o carinho, solidariedade, perdão, etc com tudo e todos.
Omodo-de-ser-trabalho-produção-dominação promove a falta de respeito com as condições básicas do ser humano, pois as pessoas só estão se preocupando com o dinheiro, o lucro, com a aquisição de bens materiais. Porisso o cuidado com o próximo é tão importante, para que o mundo não seja destruído e que haja um “resgate da nossa humanidade mais essencial”.
Segundo Boff, o amor gera a família e por...
tracking img