Saber acadêmico e analfabetismo cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
* OZAI, Antônio da Silva. Saber Acadêmico e Analfabetismo Cultural.Revista Espaço Acadêmico.
* BARON, Dan. Alfabetização Cultural: a luta íntima por uma novahumanidade. São Paulo: Alfarrabio Editora, 2004.
A obra Saber Acadêmico e Analfabetismo Cultural, de Antônio Ozai da Silva (Professor do Departamento Estadual de Maringá; editor da Revista EspaçoAcadêmico) trata sobre a diferença entre o saber acadêmico (o que aprendemos em nossas leituras, pesquisas, cursos.) e a absorção da realidade que nos cerca, a dificuldade de assumir que somos parteintegrante dessa realidade.
O livro apresenta com clareza a dificuldade de colocarmos em prática os conhecimentos adquiridos durante uma vida de estudo. Expõe que o alfabetizado na realidade, não é o quesabe ler, escrever, falar bem, o culto, e sim aquele que consegue enxergar a dificuldade do seu semelhante. É aquele que assume uma postura diante do mundo.
De acordo com Ozai, o alfabetizadocultural precisa “sentir, indignar-se, comprometer-se” com a realidade vivida pela maior parte da sociedade. O alfabetizado não precisa ser culto, ter lido diversos livros; precisa enxergar o mundo alémdos livros, da teoria.
A leitura do texto nos proporciona uma visão da alfabetização cultural, como uma admissão das diferentes manifestações étnicas. Permite-nos a aquisição de uma posição diante deuma sociedade educacionalmente desprivilegiada.
Não existe cultura universal. Se isso ocorresse, o mundo viraria uma praça uniforme de tédio e monotonia. Cultura não é só produção de bens e arte. Étambém a diversidade de diferenças.
Estudar, aprender, conhecer, apreciar e até consumir a cultura dos outros é tão saudável quanto viver e amar.
O autor finaliza apontando a necessidade de mudançade postura, diante do que acontece ao nosso redor, aspecto esse importante no reconhecimento de nossa própria personalidade.“ É preciso estimular a reflexão sobre as nossas incoerências e as...
tracking img