Sabelba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário




1 Introdução 4
2 A empresa 4
3 Papel reciclado 4
4 Papelão ondulado 5
5 Embalagens 5
6 Considerações Finais 61. Introdução


O presente trabalho tem como objetivo apresentar os processos industriais da empresa Sapelba do ramo de papel recicladoe embalagens de papelão ondulado, relacionando-os com os estudos da disciplina Sistema de Informações Gerenciais II, com base na visita técnica realizada no dia 07 de julho de 2012.


2. A empresaA Fábrica de Papel da Bahia S/A (SAPELBA), é uma empresa do ramo de papel reciclado e embalagens de papelão ondulado com cerca de 320 funcionários, situada na BR 101, Km 175, na cidade deFeira de Santana na Bahia. Fundada em 1974, com apoio da SUDENE, possui uma área aproximada de 100.000m² onde se divide em fábrica de papel reciclado e em fábrica de papelão ondulado, cujo produtofinal é embalagens de papelão.


Alguns de seus concorrentes estão situados no Centro Industrial do Subaé que são a Klabin S/A e Rigesa S/A, esta última recentemente instalada com incentivosfiscais do governo. Seu maior concorrente é a Penha S/A, situada na cidade de Santo Amaro na Bahia. A proximidade de localização destas empresas está relacionada ao entroncamento rodoviário de Feira deSantana, cujo objetivo é maior facilidade de escoamento da produção e atendimento rápido de seus clientes.


3. Papel reciclado


O processo inicial é a fabricação do papel recicladodenominado papel cartão, com utilização de matéria prima principal 100% reciclada, proveniente de aparas de papel e papelão cujo fornecimento diário de 100 toneladas, é de fornecedor local sendo o maiordeles a rede de supermercados Gbarbosa. As aparas são entregues em fardos que são conduzidos por uma esteira elevadora até o Pulp, uma espécie de tanque com um agitador acoplado internamente, que com o...
tracking img