Sabao ecologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Sabão Ecológico
1. APRESENTAÇÃO

Atualmente, o lixo pode ser considerado um dos maiores problemas enfrentados pela população mundial. Assim, medidas para sanar os males do lixo, como por exemplo, a reciclagem tem surgido por meio de diversos projetos e programas.
A reciclagem é uma forma muito atrativa de gerenciamento de resíduos, pois transforma o lixo em insumos, com diversasvantagens econômicas, sociais e ambientais. Inúmeras experiências têm mostrado que a reciclagem pode contribuir para a economia dos recursos naturais, além de possibilitar melhoria no bem-estar da comunidade.
Muitos estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, lanchonetes, pastelarias, hotéis etc.), residências e Escolas jogam o óleo de cozinha usado na rede de esgoto, o que causa o entupimentoda mesma, bem como o mau funcionamento das estações de tratamento de água e esgoto.
O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia, em geral, vai direto para a rede de esgoto causando entupimentos, o que aumento o custo de tratamento do esgoto, pois para limpar esse óleo excedente é necessário o aumento de produtos químicos tóxicos.
Nos locais onde a rede deesgoto é deficiente, invariavelmente, esse óleo acaba indo parar nos cursos d’água (rios, córregos, lagos etc.) que cortam as cidades, causando danos à fauna e flora aquática. Quando esse óleo é jogado diretamente no solo causa impermeabilização, contribuindo para enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos que isso causa.
Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso deve ser incentivada.
Sabendo dessas questões, propomos o “Projeto Sabão Ecológico” que será executado pela Prefeitura Municipal como um meioecologicamente correto e socialmente justo para resolver essa questão.
Esse “Projeto Sabão Ecológico” está fundamentado na reciclagem do óleo de cozinha usado para produção de sabão e se inspira em inúmeros outros trabalhos realizados em diversas partes de nosso país.
O sucesso de programas de reciclagem de óleo de cozinha depende inteiramente da participação da comunidade. Exemplos variados têmmostrado que o envolvimento da comunidade é fundamental para que esses programas de coletas, sejam governamentais ou não-governamentais, tenham sucesso.
Temos convicção de que essa proposta pode produzir resultados significativos para nossa comunidade, o que nos faz desejar que você, gestor público, empresário e cidadão de nossa cidade, faça parte de nosso lema: “Junte-se a nós e contribua para omeio ambiente !!!”

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

• O “Projeto Sabão Ecológico” tem por meta implantar um amplo trabalho de coleta e reciclagem de óleo de cozinha para produção de sabão por meio do envolvimento de todos os segmentos de nossa sociedade.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Evitar transtornos às redes de esgotamento sanitário e sobrecarga da Estação de Tratamento de Esgoto(ETE), por meio da redução de lançamentos de óleo de cozinha nas pias de estabelecimentos comerciais, nas residências e Escolas da cidade;
• Contribuir com a preservação de rios, córregos, nascentes e lagos de nosso município e região, evitando que o óleo de cozinha polua tais lugares;
• Criar o Disque Óleo, como um instrumento focado na coleta e reciclagem de óleo e gorduras residuais;
•Envolver a nossa comunidade em ações de proteção do meio ambiente e de promoção do desenvolvimento social;
• Promover a integração das ações do presente Projeto com todas as instituições públicas e Organizações Não Governamentais (ONG’s) correlatas à Educação Ambiental, à proteção da natureza e que atuam na geração de emprego e renda para comunidades carentes.


3. JUSTIFICATIVA

Grande parte das...
tracking img