Sabão em pó

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
.
sabao em po
Ingrid (ESPM, Comunicação Social)
Sobre o Sabão em Pó
Apesar do uso de um 'certo tipo de sabão' para limpeza ter ocorrido por volta do ano 2800 AC, o detergente em pó para lavar roupa, como conhecemos hoje, é relativamente recente. Foi desenvolvido comercialmente apenas em 1946.
O nome sabão, segundo uma antiga lenda romana, teve origem em um lugar chamado Montanha Sapo.Nessa montanha, animais eram sacrificados e, quando chovia, a chuva descia pela montanha carregando a gordura e as cinzas dos animais mortos até a barreira do rio Tiber. As mulheres descobriram que esfregando essa mistura nas roupas a sujeira saía com mais facilidade.
A partir de 1920, toda a lavagem de roupa passou a ser feita com sabão esfarelado. O sabão em barra passou a ser cortado, aparadoe dissolvido em água quente a cada lavada.
Em 1930, alguns fabricantes passaram a oferecer sabão em forma de flocos e, mais tarde, sabão em grãos. Esses produtos dissolviam-se melhor na água, mas ainda reagiam com minerais na água dura (mineralizada) formando depósitos de sabão. Esses depósitos de sabão deixavam a roupa suja e desbotada.
O primeiro detergente similar foi desenvolvido naAlemanha durante a 1ªGuerra Mundial devido a falta de gordura e óleos para se fazer sabão.DREFT foi o primeiro detergente sintético, desenvolvido pela P&G nos Estados Unidos para uso doméstico, trazendo uma evolução na tecnologia de produtos para limpeza.
Mas a grande descoberta no desenvolvimento de detergentes domésticos deu-se em 1946, ainda nos Estados Unidos, com a fabricação de um detergentecomposto por uma combinação de sulfactante e fosfato. Era a P&G lançando o TIDE - "O milagre da lavagem de roupa". A fórmula de TIDE limpava melhor que qualquer outro produto disponível no mercado. Até hoje, 50 anos depois, TIDE é o líder de mercado americano.
Análise dos fatores circunstanciais
O fator mais importante a ser levar em conta no mercado de sabão em pó é a forte concorrência. AUnilever há 75 anos no mercado, se sobressai diante das demais, e fechou 2004 com 64% do mercado, e só com sua OMO, garantiu 31% em volume de mercado, enquanto a P&G, ficou com 14,1% (fonte A/C Nielsen). Para tal desequilíbrio de mercado pode se levar em conta às propagandas e campanhas publicitárias, que contam com verbas milionárias, o orçamento de publicidade da P&G está avaliado em aproximadamenteUS$ 4 bilhões (segundo Abracom), e a Unilever despendeu-se de 30 milhões só na promoção OMO mania, premiando os consumidores com bolas autografadas pelo Ronaldinho Gaúcho.
É necessária uma análise profunda do mercado, para achar um grande diferencial e grandes investimentos para a construção de uma marca tão forte como a dos dois grandes concorrentes que lideram o mercado quase por completo.Hoje em dia, para se vender sabão em pó, não é suficiente enfatizar as características químicas do produto, justamente porque deixar as roupas brancas já não é mais um diferencial. Por exemplo, a Unilever quando lançou seu sabão em pó ALA no nordeste, passou seis meses, orientados por uma socióloga, convivendo 24 horas com as consumidoras da região.
Segundo uma pesquisa quantitativa da Faculdadede economia, administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, apesar dos consumidores compararem preços em busca de melhores equações de custo benefício, o item de maior importância na hora da compra é a qualidade.
O forte apelo das marcas fortes, traduz em qualidade percebida, apesar do preço. Os consumidores, começaram a tentar experimentar outras marcas, que na etiqueta o preço émenos da metade e na embalagem o fabricante é o mesmo.
As mudanças no papel feminino tornaram as consumidoras mais exigentes quanto à qualidade e à praticidade dos produtos que compram. Cerca de 85% das mulheres esfregavam as peças mais sujas à mão, mais de 60% necessitavam da ajuda de produtos auxiliares e mais de 50% deixavam a roupa de molho por um tempo superior ao dos programas de lavagem...
tracking img