Saas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SaaS – Software as a Service

SaaS pode ser definido, de uma maneira geral, como o software que é desenvolvido e hospedado pelo fornecedor de Saas, cujo acesso do usuário final, seu consumidor, é feito via internet. Diferente das aplicações em forma de produto empacotado tradicionais, onde os usuários instalam em seus computadores ou servidores, no modelo de venda do SaaS, o fornecedor é oproprietário do software, e este roda no datacenter daquele. O que o consumidor faz é “alugar” o software, geralmente sob taxa mensal. SaaS às vezes também é conhecido como software hospedado ou software sob demanda.

O conceito de Software as a Service (SaaS) remonta a uma época quando executivos de TI já estavam saturados com o alto custo do software empresarial convencional, não apenas do pontode vista das grandes despesas em licenças, mas também pelas cifras imensas para implementar qualquer software: taxas de consultoria, custos de treinamento e infraestrutura extra eram pré-requisitos para rodar um software, sem falar nas taxas de manutenção eventuais.
Assim, o SaaS surgiu como uma alternativa radical ao altíssimo custo de implementação de ERP e CRM nos seus modelos de licenciamentotradicionais. O Saas prometeu uma implementação mais fácil, rápida e barata, o que pareceu imediatamente atraente, mas, também havia os riscos.
Hoje, apesar da crescente demanda por este tipo de comercialização de software, o SaaS permanece uma opção intrigante para muitas empresas, por não entenderem suficientemente o que o SaaS é, e se é uma alternativa correta para a soluções de softwaresadotada pela empresa. Então vamos às suas definições e o mais.

SaaS x ASP (Application Service Provider) - Diferenças
Com o tempo, o SaaS se distinguiu do modelo de comercialização de software conhecido como Application Service Provider (ASP). Nos anos 90, quando o modelo ASP surgiu, oferecia basicamente o mesmo tipo de oferta comercial que o SaaS fornece hoje em dia: aplicações hospedadas rodandovia internet. Mas um dos muitos problemas que o modelo ASP enfrentou foi que, ao tentar ser tudo e atender a todas as demandas específicas e imagináveis dos clientes, os fornecedores acabaram por se restringir sob o peso da sua própria limitação de infraestrutura. Ao servir às necessidades únicas de cada consumidor, o modelo ASP perdeu a escalabilidade necessária para prover os serviços em umcusto-benefício eficaz.
O sucesso de modelo SaaS de hoje deve-se justamente a este ter solucionado problemas de escalabilidade e confiabilidade que desvalorizaram o ASP. No lugar de tentar ser tudo e atender a toda e qualquer demanda, o SaaS oferece soluções universais, ou seja, todos os consumidores utilizam o mesmo software, desenvolvido com o mesmo código, e que não pode ser customizado. Cada vezque um fornecedor adiciona novas características funcionais ao software, baseado no feedback dos seus clientes, estas se tornam automaticamente disponíveis para todos os outros consumidores do software.
Essa abordagem diferencia o SaaS do modelo ASP original, e também de outros modelos fornecidos de software hospedado, sob demanda, atribuindo ao SaaS a economia de escala que eles precisam paraoferecer seus software com bom custo-benefício e possibilitar as atualizações do produto para seus consumidores para as novas versões de uma maneira bem mais facilitada.
SaaS economiza recursos de investimento?
A princípio, SaaS torna, sem dúvida, mais barata a distribuição e consumo do software em relação ao que se instala no desktop. A taxa de uso, geralmente mensal, é baixa, assim como aimplementação do software, devido às empresas não precisarem de investimentos extras em hardware ou infraestrutura para que o software trabalhe. Em geral, o modelo SaaS também dispensa a necessidade de contratar equipes de consultores para instalar o produto, como é comum com algumas empresas de software convencionais .
Na verdade, os consumidores de SaaS gostam desta sensação de economia e...
tracking img