SAaccx ASDxfa

2816 palavras 12 páginas
Colégio Estadual Joao Manoel Mondrone

Alunos: Mykael Kulkamp e Jhonatan Gresele
Numero: 18, 26
Serie: 2F
Matéria: Geografia

Capitulo 10
Países Recentemente Industrializados

Medianeira-2014
Introdução

Neste trabalho iremos ver sobre os países emergentes que foram recentemente industrializados, a importância desses países hoje e como soa dividido em três blocos apesar da diferença de industrialização.
Embora não exista uma definição exata para os "países emergentes", podemos dizer que são aqueles países cujas economias partiram de um estágio de estagnação ou subdesenvolvimento e se encontram em pleno desenvolvimento econômico. São também chamados de "países em desenvolvimento".
Brasil, México e Argentina iniciaram seus processos de industrialização após a primeira guerra mundial, esse processo se intensificou na década de 30, depois da crise de 1929.
O Fórum de Dialogo de IBAS é uma cooperação trilateral firmada em 2003 entre três importantes países emergentes: Índia, Brasil e África do Sul. Seu objetivo é aprofundar a cooperação Sul-Sul no âmbito econômico, cientifico e cultural e aumentar o poder de negociação com os países desenvolvidos.

Países recentemente industrializados
Levando em conta a industrialização ao longo da historia os países emergentes são considerados recentemente industrializados porque neles esse processo se iniciou cerca de um século e meio depois das nações pioneiras, ou seja, hipertardio. O desenvolvimento industrial de três grupos distintos de países emergentes: os latino-americanos, que implantaram o modelo de industrialização por substituição de importações; os tigres asiáticos, que criaram plataformas de exportações; e os que pertencem ao fórum de dialogo IBAS. Há grande diferença entre eles quando ao modelo de industrialização, ao nível desenvolvimento econômico e tecnológico, a disponibilidade de infraestrutura produtiva e aos indicadores

Relacionados