saaasas

1691 palavras 7 páginas
********************** "No teatro descobri que existem duas realidades, mas a do palco é muito mais real." Arthur Miller **********************

InícioCURRÍCULOEspetáculosDevaneios de Um SonhadorComo Livros & CulturaContato
SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JUNHO DE 2013
[Estudos] A Preparação do Ator, Capítulo 3 - Ação

"Em cena é preciso agir, quer exterior, quer interiormente." pg. 67

Confira AQUI o resumo dos capítulos 1 e 2.

Neste 3º capítulo do livro A Preparação do Ator, Stanislavski trata da importância de uma ação física.

Quando ele fala de ação física, não está se referindo a movimentos exagerados e forçados, mas sim de uma ação resultante de um sentimento verdadeiro.

No início do capítulo, Tortsov pede a aluna Maria que suba ao palco e sente-se em uma cadeira. Somente isto. Maria se desespera por ter de ficar no palco diante de todos e realiza diversos movimentos de nervosismo - cobrir o rosto, apertar as mãos, desviar os olhos da plateia, etc - o que causa risos entre os demais alunos. O mesmo aconteceu aos outros quando subiam ao palco para sentar-se. Ficavam absolutamente sem saber o que fazer e realizavam ações forçadas.

Após questionamentos dos alunos sobre o que era aquele exercício de apenas sentar-se, Tortsov nada disse, apenas levantou-se e foi até o palco, onde se sentou naturalmente, soltando todo seu peso na cadeira como se estivesse em sua casa a observar tudo à sua volta na maior naturalidade. Esta simples ação chamou a atenção dos que o olhavam fixamente esperando algo acontecer.

Logo, ele explicou que todos que se sentaram ali queriam mostrar algo, agradar quem os assistia e prender a atenção, o que fazia com que fossem artificiais. Stanislavski então explica:

"O que quer que aconteça no palco, deve ser com um propósito determinado. Mesmo ficar sentado deve ter um propósito, um propósito específico e não apenas o propósito geral de ficar visível para o público. Temos de ganhar nosso direito de estar ali sentados.

Relacionados