Sa8000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A responsabilidade social é um assunto que vem crescendo em todos os cantos do mundo, inclusive no Brasil, este tema é bastante amplo. Este trabalho fala sobre a responsabilidade social corporativa, dando ênfase a uma forma de gerenciá-la que é a Norma SA 8000. E busca responder o seguinte problema: Que motivos levaram as empresas brasileiras já certificadas em AS 8000 a implantartal norma e quais as melhorias que esta trouxe para as organizações?
O trabalho contribui assim para o atendimento de dois objetivos específicos do estudo: demonstrar algumas formas de implantar a responsabilidade social corporativa e apresentar as etapas de implementação da Norma AS 8000.


SOBRE A NORMA
A SA 8000 é uma das ferramentas para implantar o sistema de gestão daresponsabilidade social. Existe pouca bibliografia específica encontrada sobre a norma. Atualmente existem 250 empresas certificadas no mundo e 31 no Brasil.


RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Responsabilidade Social Corporativa (RSC): as responsabilidades sociais das empresas variam do fato de estarem em conformidade com as regulamentações de saúde e segurança dos funcionários àproteção ambiental e à governança corporativa. Dentro da RSC, estão as questões de transparência e de responsabilidade para que todos os interessados e a própria empresa façam auditorias e relatórios sobre questões éticas, financeiras, sociais e ambientais.
Constata-se que o foco central da responsabilidade social é o compromisso com as partes interessadas da empresa, como acionistas,funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e todos aqueles que se preocupam com o ambiente e necessitam dele. Assim, a responsabilidade social de uma empresa vai muito além do que simplesmente cumprir com seus deveres tributários. Urge que ela busque satisfazer, de forma responsável e civilizada, todos os anseios daqueles que estão envolvidos com a empresa,passando esta a ser cada vez mais parceira e co-responsável nesta cadeia social.
Os conceitos de responsabilidade social corporativa facilitam o traçado de um paralelo entre filantropia e responsabilidade social corporativa.
A atividade de negócios filantrópica é uma atividade voluntária da parte da empresa e normalmente não faz parte de seu funcionamento diário de negócios, se baseiaem ações individuais, no “assistencialismo”, no auxílio aos menos favorecidos.
Nessa linha de raciocínio, entra a responsabilidade social corporativa, que trabalha o todo. As partes interessadas de uma empresa são envolvidas nas ações. Tem-se aí uma comunhão, em busca de um resultado maior e contínuo, pelo qual o maior número de indivíduos seja beneficiado, que a comunidade onde estesestejam inseridos perceba a mudança e tenha vontade e motivos visíveis para também contribuir com estas ações e fazer parte delas.
Entre filantropia ou responsabilidade social, a responsabilidade social é a melhor opção para se ter resultados contínuos e eficazes. Caso a empresa opte por adotar a responsabilidade social corporativa, é importante escolher seu principal foco de atuação que sãodois: as ações de responsabilidade social interna e de responsabilidade social externa. A primeira direciona as ações para os funcionários e seus dependentes, tendo como principal objetivo desenvolver um ambiente de trabalho saudável e contribuir, assim, para o bem-estar dos que ali trabalham, deixando-os mais satisfeitos. Já a responsabilidade social externa, tem suas ações focadas na comunidade,normalmente para a local ou para aquela mais próxima da empresa que está investindo.
Para que as estratégias (negócios, marketing de relacionamento ou institucional e outras) sejam colocadas em prática, é necessário se utilizarem algumas ferramentas. A Norma SA 8000, contribui para que algumas estratégias sejam colocadas em prática. Na estratégia de relacionamento, a Norma SA 8000...
tracking img