Sa8000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SA8000
Remuneração

11/07/2012
Escola São Pelegrino
Professora: Liliane Zancan
Alunas: Sheila Santos
Roberta Santos
Simone
Ketylen


Sumário
Principais Benefícios da SA8000 5
Pontos controversos da SA8000 5
Remuneração 6
Remuneração de acordo SA8000 8
Exemplo de empresa com a norma SA8000 8
Descrição e Responsabilidades: 8

Introdução
Empresas, comunidades eindivíduos ainda estão aprendendo a viver no mundo da globalização, da transformação tecnológica e das transições políticas.
A norma SA8000 surgiu para alavancar a importância da responsabilidade social das empresas. Existia, há pouco tempo atrás, o conceito de que responsabilidade social se resumia no que a empresa podia oferecer para a comunidade, através de campanhas e doações. Hoje o pensamento sedesenvolveu se tornaram mais complexo, abrangendo além deste conceito, outros fatores importantes como preservação do meio ambiente a valorização do colaborador como parte integrante da empresa, bem a preocupação em criar medidas que garantam a sua saúde dentro da empresa. As empresas com essa visão passam a agregar importante valor a sua marca:o de empresa cidadã,que se volta para o resgate deprincípios éticos e morais.

SA8000
A SA8000-Social Accountability 8000-foi desenvolvida para garantir determinados direitos de trabalhadores inseridos no cenário global, onde empresas formam individualmente potências muitas vezes presentes em todos os continentes, tanto através próprias em diferentes países.
A informação em tempo real que atravessa fronteiras graças ao desenvolvimento das novastecnologias fez com que consumidores de países europeus e norte-americanos se conscientizassem sobre a realidade que se esconde por trás de cada produto que compram. Pesquisas indicam que ate 67% dos consumidores europeus pautam suas compras por critérios éticos e ecológicos (Ogilvy& Mathe, 1996).
No Brasil o movimento ainda não alcança números impressionantes. Pesquisa encomendada peloInstituto Ethos aponta que 16% dos consumidores prestigiam empresas consideradas socialmente responsáveis comprando seus produtos ou falando bem delas para outras pessoas (Indicador Opinião Publica 2001).
De qualquer forma, no cenário internacional existe cada vez mais a cobrança para que as empresas demonstrarem sua forma de trabalho em relação a fornecedores. As responsabilidades das empresas seampliam, tanto quanto os riscos para sua imagem.
Lançada em outubro de 1997 pela CEPAA-Council on Economics Priorities Accreditation Agency (braço certificador da CEP), atualmente chamada SAI - Social Accountability internacional, organização não governamental norte-americana, SA8000 e o primeiro padrão global de certificação de um aspecto da responsabilidade social de empresas. Tem como foco agarantia dos direitos dos trabalhadores envolvidos em processos produtivos, promovendo a padronização em todos os setores de negócios e em todos os países.
Principais Benefícios da SA8000
Destacam-se:
Melhoria do relacionamento organizacional interno através da demonstração da preocupação com o trabalhador e do estabelecimento de condições adequadas de saúde e segurança; mais informação e, portantomaior confiabilidade aos compradores; melhor gerenciamento da cadeia produtiva; segurança para a empresa e para seus investidores; alem da consolidação de imagem e da reputação da empresa como socialmente responsável.
Pontos controversos da SA8000
A dificuldade no processo de certificação dependendo do auditor a empresa não consegue atender todos os pontos da norma. Busca por fornecedoreséticos e a principal dificuldade da norma na visão das empresas. Isto porque a idéia de montar cadeias de suprimentos socialmente responsáveis nos direitos dos trabalhadores é extremamente difícil em empresas de grande porte onde existam centenas de fornecedores.
Outro fator que impedem as empresas de aderirem á certificação é o custo, que envolve não somente a contratação de uma certificadora, mas...
tracking img