Saúde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA MELHORIA DOS HÁBITOS DE HIGIENE E NO COMBATE ÀS PARASITOSES

Autores: Emilio Darlan Almeida Barboza, Julia Poggi Vieira de Melo, Paulo Roberto Ramos, Erik Cristóvão Araújo de Melo, César Augusto da Silva.

“O Jeca não é assim: está assim”.
(NEVES et al., 2005)

RESUMO
A prevalência de parasitose ainda constitui um grave problema de Saúde Pública naspopulações carentes, visto que as mesmas não possuem nenhum tipo de informação a respeito das mesmas. Atrelado a isso, pode-se constatar o baixo grau de escolaridade destas camadas sociais, enquanto um fator que afeta diretamente o bem estar físico e social dos mesmos. Segundo a OMS, a saúde é definida como “um estado completo de bem-estar físico, social e mental e não apenas a ausência de doençae/ou enfermidade”. Partindo desse princípio, o Projeto “A importância da educação em saúde na melhoria dos hábitos de higiene e no combate às parasitoses”, desenvolvido por alunos do Curso de Enfermagem-UNIVASF, objetivou educar crianças na faixa etária dos 04 aos 07 anos e sensibilizar os responsáveis pelas mesmas, a fim de minimizar os riscos de contágio de doenças infecciosas e parasitárias.Montamos um Banco de Dados a partir de questionários respondidos, dos resultados de exames parasitológicos em crianças, dos dados colhidos no Bairro Cosme e Damião (Petrolina-PE) e da Observação. A partir desses dados foram realizadas palestras com os responsáveis pelas crianças, visando a prevenção dessas parasitoses, ensinando, aos mesmos, hábitos corretos de higiene, tais como lavagem das mãos edos alimentos antes do consumo e higiene domiciliar. Com as crianças foram desenvolvidas atividades educativas e lúdicas, como peças teatrais e filmes educativos, fazendo uso da brincadeira como medida profilática. A degradação do meio ambiente pode ser observada constantemente e, por se tratar de um local onde a população é desassistida de políticas públicas de saúde e de falta de conscientizaçãosobre higiene, os elevados índices de enteroparasitos encontrados nos exames das crianças mostram a correlação que há entre o parasitismo crônico e os problemas sociais, como a degradação socioambiental, a ausência de saneamento básico e a falta de informação daqueles que estão à margem da sociedade.

Unitermos: educação em saúde; parasitose; promoção em saúde.

1. Apresentação:
Esteprojeto nasceu da necessidade de conhecer e ajudar a transformar a realidade da comunidade (Invasão) que habita o Bairro Cosme e Damião, em Petrolina-PE, a qual está exposta aos riscos socioambientais tais como esgotos a céu aberto, lixo, insetos e ratos, decorrentes da pobreza e da falta de serviços/equipamentos públicos. Esta comunidade reside no local há aproximadamente 10 anos e é quasecompletamente desassistida de políticas públicas que venham a reverter ou minimizar o seu quadro de vulnerabilidade social.
O projeto buscou, através de ações de campo em educação ambiental, contribuir para tornar visível à população local as relações entre a existência das parasitoses com os hábitos e as condições de higiene e à realidade sócio-econômica vivida cotidianamente. Essa compreensãose tornou possível através de um acompanhamento sistemático da comunidade e através de pesquisas e ações educativas, como palestras na Associação de Moradores e trabalhos de educação continuada. O projeto também realizou exames parasitológicos em crianças, com apoio da UNIVASF, Pastoral da Criança e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Com o resultado desse projeto esperamos contribuir paraminimizar problemas na saúde pública relacionados à prevalência de doenças parasitárias, evidenciando as questões sociais que estão atuando na base de formação de um ambiente de risco socioambiental, propício ao desenvolvimento destas enfermidades. A partir da exposição dos resultados almejamos despertar o interesse de outros agentes sociais para desenvolverem projetos que estejam relacionados...
tracking img