Saúde

Páginas: 6 (1493 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
Saúde Integral
Nos tempos de hoje a saúde parece ser um bem cada vez mais precioso, são tantas as doenças e tantas as pessoas que conhecemos adoecidas que logo passaremos a acreditar que não há corpo sadio. Aqui nesse blogue gostaríamos de apresentar informações científicas, notícias, debates e opiniões que levem a saúde a outro patamar, natural ao ser humano. Acreditamos que o real equilíbriodo homem com seu corpo, mente e ambiente, é que poderá dar outro sentido à vida de nossa sociedade. Sejam bem-vindos!
terça-feira, 21 de agosto de 2007
08 de Agosto: Dia Nacional de Combate ao Colesterol
Instituído em 2002, pelo Governo Federal, o Dia Nacional de Controle do Colesterol, 08 de agosto, a data é destaque no calendário da Saúde porque as doenças do coração, seguidas do câncer sãoas duas maiores causas de morte natural no Brasil. “O colesterol alto não apresenta sintomas. O primeiro sintoma pode ser o ataque cardíaco, o derrame cerebral ou até mesmo a morte. Por isso, quem tem histórico de morte na família por infarto, doenças arterioscleróticas, é obeso, sedentário e alimenta-se ingerindo uma grande quantidade de gorduras saturadas tem mais chances de ter colesterol altoe sofrer de arteriosclerose”, alerta a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Centro Integrado de Terapia Nutricional, Citen.

É importante esclarecer que o colesterol, em si, não é uma doença. O colesterol é uma substância importante para a saúde, porque é usada na formação da membrana das células do corpo e de alguns hormônios. O colesterol é produzido pelo nosso organismo, mastambém podemos ‘adquiri-lo’ por meio da ingestão de alimentos gordurosos. Segundo Ellen Paiva, a maior parte do colesterol é fabricada pelo próprio corpo, cerca de 70%, no fígado, enquanto 30% provêm da alimentação. “Existem pessoas que já nascem geneticamente predispostas a serem grandes produtoras dessa molécula. Se elas conseguissem eliminar todo o colesterol de suas dietas, ainda não resolveriam oproblema do colesterol alto e precisariam de medicação para fazer este controle”, explica.

Dentre os muitos elementos envolvidos no controle do colesterol, o equilíbrio entre medicação, dieta e exercícios fazem toda a diferença na vida do paciente. A seguir, a diretora clínica do Citen fornece mais informações sobre a importância do controle do colesterol.-

A partir de que idade o controle docolesterol deve passar a ser uma preocupação?
Ellen Paiva - Pessoas sadias sem nenhuma alteração precedente, nem história familiar da doença, sem parentes que tenham implantado pontes de safena, feito angioplastia ou sofrido infarto devem medir os níveis basais de colesterol aos 35, 40 anos. No entanto, pessoas com histórico familiar de doença aterosclerótica (os infartados, que já foramoperados e os que fizeram angioplastia) precisam de análise precoce, entre os 15 e os 20 anos. A presença de obesidade já indica a dosagem do colesterol em qualquer idade, inclusive na infância.

- Qual a diferença entre o colesterol ruim e o colesterol bom?
Ellen Paiva – Hoje, sabemos que o colesterol total é composto por várias frações: o HDL, o LDL e o VLDL colesterol. O HDL é o colesterolprotetor, quer dizer, seus índices elevados se associam à mais baixa incidência de doenças cardiovasculares. Geralmente é geneticamente determinado, mas sofre influência positiva de todas as atitudes saudáveis como a prática de atividade física, a perda de peso, a interrupção do fumo. Infelizmente, ainda não temos medicamentos efetivos e seguros que aumentam os níveis de HDL. Atualmente, a indústria demedicamentos tem investido muito em pesquisas, à procura de uma droga com o potencial de elevar esse colesterol protetor. O LDL é a fração mais perigosa do colesterol. Ela é responsável pela formação das placas que obstruem as artérias e levam ao infarto ou ao derrame. É sobre essa fração do colesterol que agem as drogas mais potentes na prevenção dos acidentes vasculares, as estatinas. Essas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saude
  • Saude
  • Saude
  • saude
  • Saúde
  • Saude
  • saude
  • saude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!