Saúde, trabalho e qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1790 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade de vida e saúde no trabalho

Integrante 2
Integrante 3
Integrante 4
Alunos graduandos do curso de bacharelado de Sistemas de informação
6º Semestre. Qualidade de vida, saúde e trabalho, Prof. Marcos.

mail@integrante2
mail@integrante3
mail@integrante4
Abstract. This article aims to research conducted by the company Raia-Drogasil S/A, outlining the importance of quality oflife and health of its employees and how these two topics can make a difference in productivity.
Resumo. Este artigo visa por meio de pesquisa realizada na empresa Raia-Drogasil S/A, esboçar a importância da qualidade de vida e saúde no trabalho de seus colaboradores e o quanto esses dois tópicos podem fazer a diferença na produtividade.

Introdução
O presente trabalho visa mostrar os fatoresde motivação da empresa Raia-Drogasil S/A em uma das unidades situadas na cidade de Campinas- São Paulo. A empresa possui 78 anos e antes da fusão com a outra grande rede de varejo farmacêutico, a Droga Raia Ltda, possuía cerca de 240 lojas, dominava 48% do mercado do estado de São Paulo e possuía 4.915 funcionários dos quais 4.326 alocados na operação das lojas, com a fusão da empresa ela passaa dominar 80% do mercado de farmácias do Estado de São Paulo. Segue alguns dados relativos ao patrimônio da empresa:
* 76 lojas em operação, sendo 407 da Raia e 369 da Drogasil.
* Mais de 17.000 funcionários. Muitos deles encontraram na empresa a oportunidade do seu 1º emprego.
* Antes da fusão, a Drogasil e a Droga Raia eram as duas únicas empresas farmacêuticas entre as 50 marcasmais valiosas do Brasil, segundo ranking da revista Isto É Dinheiro.
* Faturamento: R$4,7 bilhões (últimos 12 meses)
* EBITDA: 271,5 milhões.
A motivação que é o tema abordado mostra uma grande insatisfação dos funcionários devido a alto rodízio, absenteísmo e rotatividade; prejudicando o próprio colaborador e podendo por consequência atrasar o destaque que a empresa projeta ao longo deseus objetivos que poderiam fluir com uma melhor facilidade.
Com base na pesquisa realizada, podemos observar que grande parte dos entrevistados estão descontentes com alguns pontos levantados na mesma. Porém o índice de satisfação está apontando que a maioria está satisfeita com o trabalho exercido. A entrevista tem o valor informativo de mostrar para o gerente do local onde estão inseridos oscolaboradores aonde mostra a maior insatisfação para que ele possa tomar medidas que reduzam isso de forma a uma maior tolerância e mude o clima organizacional, aumentando tanto as vendas do local como uma melhor satisfação de tornar o trabalho mais agradável.
Para tratar de uma base de conceito foram utilizados os índices de desempenho motivacional para tratar o modo como os funcionários estãoinseridos na empresa como:
Teoria de Maslow
A hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, provavelmente recebeu mais atenção dos administradores do que qualquer outra teoria da motivação, já que classifica as necessidades humanas de modo lógico e conveniente, com implicações importantes para os administradores. Maslow via a motivação humana como uma hierarquia de cinco necessidades, que iam dedas necessidades mais básicas a  mais elevadas de auto realização.
De acordo com Maslow, os indivíduos serão motivados a satisfazer a necessidade que para eles estiver preponderante, ou mais forte, num determinado momento. A preponderância de uma necessidade depende da situação do indivíduo no momento e de suas experiências recentes. Partindo das necessidades físicas, que são as mais básicas,cada necessidade deve ser ao menos parcialmente satisfeita antes do indivíduo desejar satisfazer uma necessidade no próximo nível acima.
Uma conclusão óbvia da teoria de Maslow é que os empregados precisam de um salário suficiente para alimentar, abrigar e proteger a si mesmos e às suas famílias de um modo satisfatório, bem como de um ambiente de trabalho seguro, antes dos administradores...
tracking img