Saúde na primeira república

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar o período da emergência da enfermagem profissional no Brasil. Principalmente enquadrando os aspectos históricos e conjunturais que definiram a sua vinculação original ao espaço hospitalar, diferentemente da interpretação consagrada pela historiografia da enfermagem que vinculava o nascimento dessa profissão ao campo da saúde pública. Osdeterminantes econômicos, políticos e sociais, assim como os projetos de saúde pública em disputa neste período (1889 a 1930), foram condicionantes do surgimento da enfermagem moderna brasileira alicerçada na assistência hospitalar.
O tema foi abordado no contexto histórico-social, delimitado às três primeiras décadas do século XX, período em que surgiram as Primeiras Escolas de enfermagem asprincipais epidemias e medidas que o governo tomou, quem foi Osvaldo cruz e o papel dele para a saúde do Brasil, porque houve a revolta da vacina e qual foram as primeiras escolas de enfermagem escola profissional de enfermeiros e enfermeiras uma das mais importantes é a Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, hoje denominada de Escola de Enfermagem Anna Nery. A partir dacriação desta escola, e da formação das primeiras enfermeiras diplomadas efetivamente se inicia a profissionalização desta prática social no Brasil.
Este trabalho tem como objetivo central falar da enfermagem profissional brasileira com a saúde pública. Através da identificação do papel efetivamente desempenhado por ela nos diferentes projetos saúde em disputa naquele período da prática marcadapelo predomínio do direcionamento a atenção à saúde para o campo hospitalar, conforme nos programas de ensino e modelos de saúde se impuseram e se firmaram nas escolas de enfermagem.
A historiografia brasileira no campo da Enfermagem aponta como determinante básico da constituição da enfermagem moderna, as grandes epidemias e a necessidade de trabalhadores especializados para o combate àsdoenças infecto-contagiosas, que estariam ameaçando o comércio do Brasil com os países importadores nas primeiras décadas do século XX. Nessa perspectiva, sua atuação visava predominantemente a saúde pública, compreendida como as práticas de saúde preventivas e de atenção primária, realizadas fora do campo hospitalar e promovidas por órgãos estatais.
Apesar de esta interpretação ter sidoconsagrada pelos historiadores da Enfermagem, outras possibilidades de leitura surgem na medida em que se aprofundam os estudos sobre a origem e o desenvolvimento da enfermagem profissional no Brasil. Estudo mais aprofundado nesse processo se faz necessário, quando entende que muitos dos problemas vividos hoje pela enfermagem foram reproduzidos no passado e se reproduzem no presente; daí a importância dainvestigação histórica para o seu desvendamento e superação. Se as interpretações que aí estão não dão conta ou ocultam a realidade, devem ser questionadas, lembrando que a maneira que escolhemos para interrogar é também a maneira pela qual obtemos as respostas.

BRASIL E SAÚDE

Fim do século XIX, Brasil passava por um processo de urbanização. Mesmo que ainda num estagio lento eprogressivo era possível observar-se duas principais cidades a serem mais rapidamente povoadas que são Rio de Janeiro e São Paulo. Brasil neste período ainda continuava a receber grande numero de imigrantes europeus italianos e escravos africanos. Junto deles traziam as doenças infecto-contagiosas de onde vinham.
A tese de que o combate às epidemias e o saneamento dos portos foram osprincipais motivos para a institucionalização da enfermagem moderna no Brasil, carece de base histórica de sustentação. Isso porque as doenças infecto contagiosas, que tinham sido uma constante em nossa história desde o século XVI, as principais eram estavam praticamente erradicadas quando da criação da Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP) em 1922. E também,...
tracking img