Saúde mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Neste Projeto de Pesquisa, iremos estudar as formas de como informar a população sobre os assuntos tratados dentro da Saúde Mental, que infelizmente a maioria das pessoas ainda não tem conhecimento, iremos abordar as questões de onde e como se da otratamento na área de Saúde Mental, com o objetivo de proporcionar uma visão mais ampla de conhecimento aos leigos sobre esse determinadopúblico chamado Saúde Mental. Abordaremos os temas, Tratamento, Local, Profissionais, Inserção na sociedade e Desconstrução de visões negativas, pesquisaremos como acontece esse tratamento, o local de tratamento, onde encontramos essas unidades de saúde, quem são os profissionais responsáveis por esse publico, a importância de inseri-los na sociedade e as formas de desconstruir visões semconhecimento.

Palavras-Chave: Informar – Conhecimento – Tratamento - População - Saúde Mental.



INTRODUÇÃO

Este trabalho destina-se ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa de caráter acadêmico desenvolvido sob as orientações do prof° Doutor Eric Ricardo, com o objetivo de trazer os usuários de saúde mental para o mundo real, para o nosso mundo, envolve-los em projetos sociais,incluí-losna sociedade que também é deles, e não mante-los em cárcere privado, eles não fizeram nada de errado não precisam estar presos em um hospício ou até mesmo em suas casas,temos como missão nesse projeto abrir as portas da sociedade para esse publico.Os usuários de Saúde Mental por muitas vezes são vistos com bastante preconceito e são muito descriminados por quem não tem o conhecimento que essaspessoas são seres humanos igual a qualquer um, claro que com as suas limitações, igual a nós também que temos limitações, menos complexas mais não deixam de ser, que dentro deles batem um coração que respiram o mesmo ar que o nosso, então porque tanta desigualdade social? Queremos desconstruir essa visão de que em Saúde Mental só existe doido e que lugar de doido é no hospício, e tentar inseri-losna sociedade como um direito de qualquer outro.

JUSTIFICATIVA

O tema deste Projeto foi escolhido através de um desejo de dar conhecimento aos interessados nesta área e despertar o desejo aos que ainda não descobriram o quanto é lindo e prazeroso o convívio com esse público que tem tanta coisa a ensinar e a aprender com a gente. Através desse projeto estaremos desconstruindo visões negativase trazendo conhecimento a sociedade. Éum tema que a tempos é bastante polêmico e que sempre é deixado de lado, com esta pesquisa com certeza estará sendo agregado valores importantíssimos para o convívio social.

OBJETIVO

Escrever sobre os meios de atendimento proporcionados a Saúde Mental.

Informar a população passo a passo de como se da esse atendimento.

Mostrar aos leigos em SaúdeMental que essa população existe e há necessidade de atenção e carinho igual a nós.

Informar onde se encontra as unidades de saúde do Município de Volta Redonda.

Desconstruir uma visão negativa que a sociedade tem da Saúde Mental.

HIPÓTESE DE TRABALHO

Enfocaremos nesta pesquisa o dia a dia de um usuário de Saúde Mental dentro de um Centro de Atenção Psicossocial-“CAPS”.

Como sãorealizados os atendimentos?

Como são realizadas as oficinas terapêuticas?

Quais os profissionais que desenvolvem esse trabalho?

De que forma é realizado o tratamento desta população.

DISCUSSÃO TEÓTICA

No processo de integração da saúde mental à atenção primária na realidade
brasileira, esse novo modelo tem sido o norteador das experiências
implementadas em diversos municípios, aolongo dos últimos anos. Esse
apoio matricial, tem estruturado em nosso país um tipo de cuidado colaborativo entre a saúde mental e a atenção primária. Conforme formulado pelo autor Doutor Gastão Wagner de Sousa Campos em sua obra intitulada “Tomar a terra de Assalto”, publicada em, 1999 pela editora Hucitec, na cidade do Rio de Janeiro:

Os Caps e a Democratização do acesso em Saúde Mental...
tracking img