Saúde mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A NEUROSE E SUAS INTERFACES COM A SOCIEDADE

* Cristiane Gonçalves
Resumo

A neurose é uma das temáticas mais complexas no campo da psicoterapia. A literatura sobre o tema vem tentando desmistificar a relação entre neurose e loucura, pois a aquela deve ser entendida como a maneira da pessoa ser e de reagir à vida. Segundo a concepção freudiana, a neurose é fruto de um conflito entre duasforças paradoxais, um desejo de prazer e o receio da repressão social, enquanto Janet associa o tema à situações inusitadas, desafiadoras e conflitantes. Este artigo analisa sumariamente as concepções de Freud e Janet em relação a essa problemática, e busca demonstrar que a moral e os costumes influenciam o comportamento dos indivíduos portadores deste transtorno.

Palavras-chave: Neurose.Transtorno Ansioso. Saúde Mental

Abstract

The neurosis is one of thematic the most complex ones in the field of the psycotherapy. Literature on the subject comes trying to demystify the relation between neurosis and madness, therefore to that one it must be understood as the way of the person to be and to react to the life. According to freudiana conception, the neurosis is fruit of a conflictbetween two paradoxical forces, a desire of pleasure and the distrust of the social repression, while Janet associates the subject to the unusual situations, challenging and conflicting. This article sumariamente analyzes the conceptions of Freud and Janet in relation to this problematic one, and searchs to demonstrate that the moral and the customs influence the behavior of the carrying individualsof this upheaval.

Key-word: Neurosis. Anxious upheaval. Mental health

1. Introdução

A neurose constitui uma das temáticas mais complexas no campo da psicoterapia. O termo costuma ser empregado popularmente como sinônimo de loucura, e é utilizado no sentido pejorativo, para estigmatizar o modo de ser e agir dos indivíduos portadores desse transtorno.
A literatura vem buscandodesmistificar essa correlação entre neurose e loucura, tendo em vista que aquela é subjacente a um complexo de subjetivação, no qual o indivíduo é submetido a uma reação exagerada do sistema psíquico em relação a uma experiência aparentemente comum. ‘Grosso modo’, a neurose pode ser compreendida como a maneira da pessoa ser e de reagir às situações da vida cotidiana.
Em linhas gerais, osindivíduos portadores desse transtorno são menos articulados, pois têm uma tendência introspectiva. Costumam evitar lugares, fazem atitudes para alívio da ansiedade... etc). O interessante a notar é que o neurótico tem plena consciência do seu problema, mas, por conformismo ou outros fatores afins, muitas vezes, sente-se impotente para modificar sua realidade.
Um dos fatores condicionantespara o comportamento do neurótico, certamente, seria o conflito existente entre o desejo avassalador e o medo da repressão social e moral. Por outro lado, há que considerar que as neuroses podem ser fruto de situações inusitadas, desafiadoras e conflitantes, com as quais os indivíduos se deparam, e fazem com que estes tenham que modificar radicalmente o seu modo de ser e de interagir com asociedade.
Convém destacar que as neuroses não afetam a capacidade de autodeterminação e de discernimento do indivíduo. Em muitos casos, o tratamento apenas psicológico não é eficaz, sendo necessário o suporte medicamentoso. No entanto, os grupos de ajuda múltipla têm sido fundamentais no resgate da auto-estima dos indivíduos. Uma pessoa neurótica enfrenta, constantemente, diversos conflitospsíquicos, não conseguindo, desta forma, aproveitar prazerosamente a existência. Comumente, esse distúrbio inicia-se na infância e se agrava nos demais estágios de cognição do indivíduo.
Este artigo tem por objetivo demonstrar que a que a moral e os costumes influenciam o comportamento dos indivíduos portadores dos transtornos mentais neuróticos, tendo em vista que estes se formam a partir da...
tracking img