Saúde, doença e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho realizado por:
Jéssica Soaresnº3643
Joana Pinto nº3644
Michael Monteiro nº3645
1

-------------------------------------------------
Índice


Introdução 3
O que e a saúde? 4
Serviço Nacional de Saúde 4
OMS – Organização Mundial de Saúde 6
Contrates entre PD e PED 7
Doenças Mortais em PD 13
Doenças Mortais em PED 20
Conclusão 23
Bibliografia 24-------------------------------------------------
Introdução

Com este trabalho falar da Saúde, nomeadamente o Sistema de saúde Português, desde a sua constituição, à sua permanente evolução, e também iremos referir algumas doenças que maioritariamente levam á morte de milhões de pessoas.
OMS (Organização Mundial de Saúde) e a sua atividade á volta do mundo e o Sistema de saúde português, desde asua constituição a 1974,ás suas reformas que levaram ao melhoramento para as condições de vida do sistema português e á sua permanente evolução, e também iremos referir algumas doenças que maioritariamente levam á morte de milhões de pessoas em Portugal e a volta do mundo, em países desenvolvidos como os dos estados unidos, austrália, como a países subdesenvolvidos como equador, chile e alguns docontinente africano, moçambique, angola, Guiné-Bissau.

O que é a saúde?
A saúde é o completo bem-estar físico, mental e social. Ou seja, o conceito de saúde transcende à ausência de doença.
O estilo de vida, isto é, o conjunto de comportamentos por parte de um individuo, pode ser benéfico ou prejudicial à saúde do mesmo. Estão em causa fatores como a alimentação e higiene pessoal, bem como osfatores ambientais e sociais que influenciam o estado de saúde, bem-estar e a qualidade de vida.

Serviço Nacional de Saúde
O SNS (Serviço Nacional de Saúde) é formado pelo sector privado e público, é um organismo que o estado dispões para promover assegurar o direito á saúde dos seus cidadãos. Foi estruturado com uma nova legislação em 1979.Os objetivos principais do SMS são: Promover a Saúde(Rastreios, Vacinação), Garantir o tratamento de doentes e reabilitação médica e social (Fisioterapia, Terapias, Psicólogos) e criar as Condições para a prevenção de doenças e proteção de Saúde Individual e Coletiva.

Evolução Do SNS – 1ªFase
No Início dos Anos 70, a Medicina Portuguesa apresentava grandes falhas em termos socioeconómicos, não havia nenhum serviço específico do Estadodestinado á saúde ao ter uma extensa de hospitais das Misericórdias e ao apresentar uma elevada taxa de Mortalidade, baixa assistência médica, contava com 8mil médicos para 33mil pessoas, e apresentava baixas condições pré-natais, com 37% partos hospitalares, e 63% em casa. A Saúde era também uma grande despesa do Estado Português, custava 2,8% do PIB em 1970.Apartir de 1971 começou-se a estruturar umarede nacional de centros de Saúde, e assim se originou o Serviço de Saúde Nacional.

2ªFase – Reformas
Com os novos centros de Saúde, todos os cidadãos obterão acesso á saúde a baixo custo e os cuidados de saúde primário, como atribuições de médicos de família, acesso á vacinação, que veio a desenvolver-se desde então, houve muitas mudanças apesar da limitação financeira do governo devido aoimpacto negativo na economia portuguesa com a “crise do petróleo”.
Estas reformas no Serviço Nacional de Saúde foram feitas por Gonçalves ferreira.

3ª Fase – Setor Privado
Devido á estabilidade política sem precedentes e á Entrada na Comunidade Económica Europeia (agora União Europeia) em 1986 Portugal recebeu financiamento para o desenvolvimento de infraestruturas sociais e económicas,principalmente no sector da saúde, uma quantidade parcial da riqueza do país era destinada à saúde. As instalações e equipamentos do SNS continuaram a expandir-se. E Surgiram mudanças com a legislação:

* Um novo papel para o sector privado, Esta nova legislação estimulou o sector privado na área da saúde, com gestão privada de instituições de saúde. Em 1995, um hospital novo, de 600 camas,...
tracking img