Saúde da mulher.

Páginas: 4 (935 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
SAÚDE DA MULHER

Todo músculo pode ser fortalecido por exercícios. Fortalecer a musculatura assoalho pélvico (MAP), aumenta a força muscular, a senssibilidade da região e a coordenação paracontrair de maneiras diferentes.

Os principais objetivos do fortalecimento da musculatura assoalho pélvico (MAP), são tratamento da incontinencia urinária e disfunção sexual.

A MAP é responsável pelapressão intravaginal sentida tanto pela mulher quanto pelo parceiro durante o ato sexual.
Portanto, para este teste, a mulher deve concentrar-se simplesmente em perceber a MAP ao redor da vagina: elaestá localizada a apenas alguns centímetros da entrada do canal vaginal, ou seja, logo na entrada, a cerca de 3 cm.
Um auxílio bastante útil é a inserção de um ou dois dedos no canal vaginal, paraque se possa sentir a musculatura contraindo ao redor deles.
Caso a MAP esteja enfraquecida, esta sensação ao redor dos dedos pode ser difícil de perceber - ou até impossível. Mas nem sempre a nãosensação da contração é causada por fraqueza: em alguns casos a falta de coordenação motora pode ser a responsável.

Pelo fato de a MAP estar praticamente isolada numa cavidade óssea e com pouco contatocom outras musculaturas, não existe nenhum exercício de academia que exercite "também" a MAP. A inervação da MAP é exclusiva, não sendo dividida portanto com nenhum outro grupo muscular. Ela só podeser treinada de maneira exclusiva e consciente!

A área destacada na figura a esquerda mostra a vista externa da região do períneo, que vai da sínfise púbica (osso palpado um pouco acima doclitóris) até o cóccix (final da coluna vertebral, logo acima do ânus).
À direita, o esqueleto da mesma região, fechado pela musculatura do assoalho pélvico (MAP). Esta abertura é o canal de parto.

É a MAPa responsável pela sensação de pressão sentida no ato sexual e na penetração, tanto pela mulher quanto pelo parceiro justamente naquela altura da vagina. É também o único local da vagina onde pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • saude da mulher
  • saude da mulher
  • saude da mulher
  • Saúde da mulher
  • Saúde da mulher
  • saude da mulher
  • Saude Da Mulher
  • saude mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!