Saída de emergências em hospitais

Páginas: 12 (2783 palavras) Publicado: 31 de março de 2011
Saídas de Emergência em Hospitais

Manoel L. de Aro
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Itambé, 45 – Prédio 6 - Higienópolis
01239-902 - São Paulo - Brasil
manoelaro@terra.com.br

Resumo
Este documento visa analisar as saídas de emergência em hospitais, relacionando as normas existentes onde se definem as dimensões das áreas, rampas, escadas, elevadores deemergência, iluminação de emergência, sistemas automáticos de detecção de incêndio e os procedimentos de um plano de emergência determinado pela brigada de incêndio e pelos responsáveis pela segurança do trabalho, no caso de algum incidente com outra origem, como por exemplo o vazamento de uma fonte radioativa, onde a rota de fuga será a mesma, relacionando assim com a realidade de alguns casos deincêndio em hospitais, sendo feito uma análise qualitativa dos equipamentos e procedimentos.

Abstract
This document aims to analyze the emergency exits in hospitals, linking the existing rules which define the dimensions of the areas, ramps, stairs, emergency elevator, emergency lighting, automatic fire detection and procedures for an emergency plan determined by the fire department andthose responsible for work safety, in the event of an incident with another source, for instance a radioactive leaking where the escape route will be the same, relating the reality of some fire cases in hospitals and being made a qualitative analysis of equipment and procedures.

1 INTRODUÇÃO

Análise de casos de incêndio ocorridos em Hospitais de São Paulo e Rio de Janeiro, onde foramconstatados que vários procedimentos inadequados e não conformidade com as normas existentes e com as instruções técnicas do corpo de bombeiros, colocando em risco a vida de pacientes, trabalhadores, visitantes e demais pessoas que estavam no local naquele momento.

A SEGURANÇA NOS HOSPITAIS

A maioria dos hospitais possui rotas de fuga e áreas de refúgio mal dimensionadas para manobra de macas.Esses espaços são necessários, porque permitem que, enquanto os pacientes aguardem socorro, possam ser mantidos em condição estável até que seja escolhida a melhor alternativa de remoção [1].
Os corredores dos hospitais, são geralmente como labirintos, fazendo com que sugiram diversas vias de desocupação. No caso de um incêndio a quantidade de fumaça reduz a visibilidade, e se os corredores nãoforem bem sinalizados e com as luzes de emergência adequadas, fazem com que fique muito difícil a desocupação do prédio, mesmo para as pessoas que estão sadias.

3 ESTUDO DE CASOS

3.1 Incêndio no Hospital das Clínicas de São Paulo

Na véspera do Natal de 2006 ocorreu um incêndio no Hospital das Clínicas de São Paulo, o primeiro ponto é que o Hospital não tinha autorização do Corpode Bombeiros.
O Ministério Público havia feito uma solicitação ao Corpo de Bombeiros que fizessem uma vistoria no local. Por sua vez o Corpo de Bombeiros fez a vistoria e emitiu um documento onde dizia “Há risco potencial aos ocupantes da edificação se um sinistro vier a acontecer” [2].
O engenheiro responsável pela manutenção da Fundação Pró-Sangue, que trabalha no primeiro andar doedifício, relatou que haviam vazamentos de vapor de água, capazes de derreter a proteção de cabos elétricos.
Para o promotor de Justiça Reynaldo Mapelli “O HC não tinha um plano de emergência para enfrentar incidentes como o incêndio” [2].
Sem um plano de desocupação previamente estabelecido de como e para onde os pacientes deveriam ser conduzidos, na noite do incêndio a correria e oimproviso tomaram conta do lugar, com internos removidos às pressas para a rua, e duas pessoas pularam da janela do primeiro andar. Segundo um dos diretores do hospital, uma enfermeira e um paciente recém-saído de uma cirurgia tiveram apenas ferimentos leves e foram encaminhados a hospitais da região.
Um paciente que estava no prédio dos ambulatórios, faleceu durante o acidente. Segundo sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saidas de emergencia
  • Saídas de emergência
  • Saídas de Emergência
  • Saída de Emergência
  • saida de emergencia
  • saidas de emergenciA
  • NPT 011 Saídas de Emergências
  • Combate a Incêndio (Saídas de Emergência)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!