Sólidos geométricos

Páginas: 32 (7875 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
RESUMO

Propomos o uso da modelagem matemática como forma de pesquisa. Esta ferramenta nos proporciona a trabalhar as idéias perante a geometria e os conceitos matemáticos, intuitivamente.
O trabalho com a cubagem da madeira aborda tópicos de matemática vistos no ensino fundamental e médio, de forma prática. Aborda-se desde os conceitos mais simples usados nos cálculos de volumes,até as demonstrações de fórmulas através da álgebra relacionada à geometria plana e espacial.

Palavras-chaves: volume, modelagem, cubagem da madeira,

ABSTRACT

We propose the use of mathematical modeling as a way to search. This tool gives us the ideas to work with the geometry and mathematical concepts intuitively.
Working with the volume of wood covers topics ofmathematics seen in the secondary school and high school, practically. It addresses itself from the simplest concepts used in the calculations of volumes, until the demonstrations through the formulas of algebra and plane geometry related to space.

Keywords: volume, modeling, volume of wood.

INTRODUÇÃO

O intuito desta pesquisa é estudar os sólidos geométricos aplicada à modelagem emétodo de cubagem. Para isso distribuímos os tópicos em quatro capítulos.
No primeiro capítulo traremos o surgimento da geometria, bem como alguns de seus pensadores, como Euclides, René Descartes e Cavaliere, que contribuirá para o término de nosso projeto. Introduziremos conceitos de algumas formas planas e espaciais com suas respectivas propriedades. Demonstraremos alguns teoremas eoutros deixaremos somente o enunciado, aparecerão também, axiomas e definições enfocadas para esse tema.
No segundo capítulo definiremos polígonos e poliedros e apresentaremos conceitos dos sólidos: prisma, cubo, cilindro, cone e tronco de cone.
No terceiro capítulo vamos relatar sobre a modelagem matemática e a sua importância para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Com o objetivode levar a aprendizagem ao aluno, que está inscrito em uma era tecnológica, que o isenta da grandeza de ler e interpretar o domínio da matemática.
E por fim, no quarto capítulo vamos mostrar um método onde se aplica a modelagem da matemática juntamente com o conceito de geometria (especificamente plana e espacial), para exemplificar usaremos o método da cubagem da madeira. Que mostrará umaaplicação voltada ao desenvolvimento do raciocínio lógico matemático no conceito do método da cubagem da madeira.

CAPÍTULO I
O SURGIMENTO DA GEOMETRIA

A geometria é um ramo da matemática que estuda as formas, planas e espaciais, com as suas propriedades. A geometria está apoiada sobre alguns axiomas, postulados, definições, teorema e corolários. Sendo que essas afirmações edefinições são usados para demonstrar a validade de cada teorema. A geometria permite-nos o uso dos conceitos elementares para construir outros objetos mais complexos como: pontos e retas especiais, planos dos mais variados tipos, ângulos, médias, centros de gravidade de objetos, etc.

[pic]
[pic]Ilustração do ensino da Geometria, dos Elementos de Euclides

A Matemática surgiude necessidades básicas, em especial da necessidade econômica de contabilizar diversos tipos de objetos. De forma semelhante, a origem da geometria (do grego geo = terra + metria = medida, ou seja, "medir terra") está intimamente ligada à necessidade de melhorar o sistema de arrecadação de impostos de áreas rurais, e foram os antigos egípcios que deram os primeiros passos para o desenvolvimentoda disciplina. Todos os anos o rio Nilo extravasava as margens e inundava o seu delta. A boa notícia era a de que as cheias depositavam nos campos de cultivo lamas aluviais ricas em nutrientes, tornando o delta do Nilo a mais fértil terra lavrável do mundo antigo. A má notícia consistia em que o rio destruía as marcas físicas de delimitação entre as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sólidos geométricos
  • solidos geometricos
  • sólidos geométricos
  • solidos geometricos
  • Solidos geométricos
  • Sólidos geométricos
  • sólidos geometricos
  • solidos geometricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!