Sócrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Artista: Jacques Louis David (francês 1748-1825)
Foi o mais característico representante do Neoclassicismo. Durante alguns anos controlou a atividade artística francesa, sendoo pintor oficial da corte imperial, pintando fatos históricos ligados à vida do imperador Napoleão. Pintou também temas solenes, personagens e motivos inspirados na antigüidadeclássica, através de cores sóbrias. Sua luminosidade lembra Caravaggio, mas é em Rafael Sânzio (mestre inegável do equilíbrio da composição e da harmonia das cores) que reside suamaior influência. Figuras sólidas e imóveis. Excelente retratista.
Escultura Neoclássica

Temas
Históricos, literários, alegóricos e mitológicos. Serviram de base para arepresentação de figuras humanas com poses semelhantes às dos deuses gregos e romanos.
Estatuária
Representou figuras de corpo inteiro ou bustos e relevos pouco pessoaisglorificando e fazendo publicidade a políticos ou figuras importantes das cidades (praças, casas de nobres e burgueses ou cemitérios).
Relevos
Têm o mesmo sentido honorífico e alegóricoda estatuária e revestem as frontarias de edifícios públicos ou de palácios.
Formas de Representação
De inspiração clássica foram representados com toda a minúcia, os corposeram nus ou semi-nus, formas reais, serenas e de composição simples. Rostos individualizados (das pessoas que queriam representar), mas com pouca expressividade. Seguiram oscânones da escultura clássica, sem qualquer liberdade criativa.
Técnica
São obras perfeitamente conseguidas, onde a sua concepção se baseia em maquetas de barro ou gesso para umprimeiro estudo. Acabamentos rigorosos e relevos de pouca profundidade.
Materiais
Mármore branco que representava a pureza, limpidez e brilho, e o bronze, mas em menor quantidade.
tracking img