Sócrates

Páginas: 11 (2612 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO CASTRO ALVES
ENSINO MÉDIO
TURMA 301

JAQUELINE DO AMARAL WITTMANN
ROBSON FRANCISCO POLLO

SÓCRATES

MACHADINHO
2011

JAQUELINE DO AMARAL WITTMANN
ROBSON FRANCISCO POLLO

SÓCRATES

Trabalho realizado como requisito para a disciplina de filosofia da Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves de Machadinho.
Professora Nagiba Aloana TheodoroMACHADINHO
2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 SÓCRATES 4
2.1 BIOGRAFIA 4
2.1.1 Vida 4
2.1.2 Morte 6
2.2.2 Morte Segundo Platão 7
2.2. OBRAS 10
2.3. COSTUMES 10
2. 4. MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO 10
2.5. VIRTUDE 10
2.6. CONHECIMENTOS 11
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem por objetivo analisar os pensamentos deSócrates. Veremos o porquê de tal filósofo ser considerado um dos fundadores da filosofia grega e da própria filosofia ocidental. Estudiosos atuais consideram Sócrates o verdadeiro fundador da filosofia ocidental, sendo ele o marco inicial da filosofia do Ocidente, a gênese do pensamento grego.
A figura de Sócrates é simbólica para a história da filosofia é o marco fundador de uma tradição que privilegiaao ser humano em detrimento da cosmologia. A filosofia de Sócrates, mantém o seu caráter especulativo racional mas centra-se nas questões humanas se torna o filosofo da ÉTICA.
Ele indagava para que os homens pudessem responder a si mesmos. Por esta razão incorporou a frase na cidade de Delfos como lema. Interrogar os homens para que eles se conheçam. Suas frases como Conheça-te a ti mesmo e ,tornou-se sábio por reconhecer que nada sabia ("Só sei que nada se') Incomodou e perturbou os habitantes de Atenas A cidade era espaço de discursos e Sócrates ao inquirir em praça publica causou constrangimento aos que eram considerados sábios na época. Ao indagar sobre as regras das ações humanas e racionar sobre a moralidade na praça publica, buscando fundamento de ação atenienses ele despertouinimizades e foi levado ao tribunal e condenado a morte.
O trabalho se divide em biografia (vida e morte), obras, costumes, método de transmissão de conhecimento, virtude e conhecimento.

2 SÓCRATES

2.1 BIOGRAFIA

2.1.1 Vida
Ateniense, Sócrates nasceu por volta do ano 470 a.C. era filho de pais humildes. Causou-se com Xantipa, mulher de gênio incrível de quem teve três filhos. Pouco sepreocupava com as dificuldades financeiras de sua família, cuidava dos negocio alheios e esquecia-se dos seus. Sua bondade era tão grande quanto sua sabedoria, desejava ver a justiça social ser exercida em todo mundo. Em Atenas era odiado e amado, era considerado um deus para os jovens atenienses. Tinha uma grande habilidade de fazer as pessoas pensarem. Com muita insistência afirmava que nada sabia,sempre dizia: ‘’ Sou o homem mais sábio de Atenas porque sei que nada sei. ’’ Pelas ruas, envolto num áspero manto, com pés descalços e cabeça descoberta, vagava Sócrates distribuindo sabedoria. Era um homem fisicamente feio, mas manso e dócil como um santo. Tinha profissão de escultor que pouquíssimas vezes exerceu, pois preferia esculpir sabias palavras, e com isso dedicou-se ao estudo dafilosofia e à meditação, mesmo sem qualquer recompensa financeira. É difícil falar sobre Sócrates, já que tudo em torno de sua vida é envolvida por mistérios.
Platão foi o responsável por disseminar a imagem de Sócrates como sendo um homem que andava pelas ruas e praças, perguntando a cada um sobre idéias e valores que os gregos acreditavam e julgavam conhecer. Ganhou o ódio de muitos sofistas porfalar certas verdades, acusou-os de corromper o espírito dos jovens. Ele dizia: - Os sofistas vendem suas habilidades de oratória para os cidadãos. Defendem a opinião de quem pagar melhor, introduz a idéia de que a verdade nasce do consenso entre os homens.
O filósofo também teceu severas críticas à forma como a democracia ateniense implantada, bem como a aspectos da cultura grega, crenças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socrates
  • Socrates
  • Sócrates
  • socrates
  • socrates
  • Socrates
  • Sócrates
  • Sócrates

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!