Sócrates e platão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de estudo para a prova de filosofia, A1, 1° semestre – Administração

1. Pensadores Clássicos

1. Sócrates

Sócrates nasceu em Atenas em 470 ou 469 a.C. Filho de Sofrônico, escultor, e Fenáreta, parteira. Aprendeu a arte do pai, mas dedicou-se ao ensino filosófico, sem recompensa alguma. Teve alguns cargos políticos e sempre foi exemplo de bom cidadão. Formou a suainstrução através da reflexão pessoal moldado de acordo com a cultura ateniense da época.
Diz-se que Sócrates não deixara nada em escrito, o que se conhece dele é através de Platão, Xenofonte e Aristóteles. Dedicava-se a maiêutica dos cidadãos de Atenas. Ele admitiu que poderia ter evitado sua condenação se desistisse da vida justa. E poderia ter fugido da morte se tivesse escapado com a ajuda deamigos.
Casou-se com Xantipa, e teve três filhos. Era valoroso soldado e rígido magistrado. Não deixou se distrair pela vida doméstica nem pelos interesses políticos.
Acreditava que as idéias pertenciam a um mundo que somente os sábios poderiam compreender, fazendo com que um filósofo se tornasse um perfeito governante para um estado. Ele se opunha à democracia Aristocrática da época emAtenas. E acreditava que ao se relacionar com os membros do parlamento a própria pessoa estar-se-ia fazendo de hipócrita.
Na Apologia, Sócrates compara seu período no serviço militar a seus problemas no tribunal, e diz que qualquer pessoa no júri que imagine que ele deveria se retirar da filosofia deveria também imaginar que os soldados devessem bater em retirada quando era provável quepudessem morrer em uma batalha.
Julgava que devia servir a pátria conforme suas atitudes, vivendo justamente e formando cidadãos sábios, honestos, temperados.Foi acusado por Mileto, Anito e Licon: de corromper a mocidade e negar os deuses da pátria introduzindo outros. Foi condenado a consumir um veneno chamado cicuta. Não quis fugir da condenação. Suas últimas palavras dirigidas aos discípulos,depois de ter sorvido tranqüilamente a cicuta, foram: "Devemos um galo a Esculápio". É que o deus da medicina tinha-o livrado do mal da vida com o dom da morte. Morreu Sócrates em 399 a.C. com 71 anos de idade.
Em certas ocasiões parava tudo o que estivesse fazendo e meditava sobre algum problema. Acredita na imortalidade da alma e que teria recebido, em um certo momento de sua vida, uma missãoespecial do deus Apolo. Apologia, a defesa do logos apolíneo "conhece-te a ti mesmo".
Duvidava que a virtude poderia ser ensinada às pessoas. A excelência moral é uma questão de inspiração e não de parentesco.
Sócrates revela que foi a sacerdotisa Diotima de Mantinea que o iniciou nos conhecimentos e na genealogia do amor.
Conhecimento: Sócrates sempre dizia que sua sabedoria eralimitada à sua própria ignorância (Só sei que nada sei.). Ele acreditava que os atos errados eram consequências da própria ignorância. Nunca proclamou ser sábio. A intenção de Sócrates era levar as pessoas a se sentirem ignorantes de tanto perguntar, problematização sobre conceitos que as pessoas tinham dogmas, verdades. De tanto questionar, principalmente os sábios, começou a arrebanhar inimigos.Acreditava que o melhor modo para as pessoas viverem era se concentrando no próprio desenvolvimento ao invés de buscar a riqueza material. Convidava outros a se concentrarem na amizade e em um sentido de comunidade.
Tanto quanto os sofistas, Sócrates abandonou a preocupação em explicar e se concentrou no problema do homem. No entanto, contrariamente aos sofistas, Sócrates travou umapolêmica profunda com estes, pois procurava um fundamento último para as interrogações humanas.
O objeto da ciência não é o sensível, o particular, o indivíduo que passa; é o inteligível, o conceito que se exprime pela definição.
Ele se dedicava a Maiêutica, parto de idéias, que dividiam-se em dois momentos: o primeiro, ele deixava o interlocutor impor seu ponto de vista, fingindo-se...
tracking img