Sócrates : a ironia e a maiêutica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCIPAIS IDEIAS SOCRÁTICAS

Sócrates e a ironia :
Ironia : do grego eironeia, perguntar fingindo ignorar)
No grego, ironia quer dizer interrogação. Sócrates interrogava seusinterlocutores sobre aquilo que pensavam saber. O que é o bem? O que é a justiça? São exemplos de algumas perguntas feitas por ele.
Com habilidade de raciocínio, procurava evidenciar ascontradições afirmadas, os novos problemas que surgiam a cada resposta. Seu objetivo inicial era demolir, nos discípulos, o orgulho, a ignorância e a presunção do saber.
A ironia socráticatinha um caráter purificador na medida em que levava os discípulos a confessarem suas próprias contradições e ignorâncias, onde antes só julgavam estarem certos.
Libertos do orgulho e dapretensão de que tudo sabiam, os discípulos podiam iniciar o caminho da reconstrução das próprias idéias.

Sócrates e a maiêutica :
Maiêutica (de maieutiké, relativo ao parto).
Oobjetivo de Sócrates era ajudar seus discípulos a conceberem suas próprias idéias. Essa fase do diálogo socrático, destinada à concepção de idéias, era chamada de maiêutica, termo grego quesignifica arte de trazer à luz. (ai neste ponto, eles começam a pensar por si mesmo, e nao pelo q haviam sido educados a pensar, dai o "nascimento" de ideias proprias)
A doutrina socráticaidentifica o sábio e o homem virtuoso. Derivam daí diversas conseqüências para a educação, como: o conhecimento tem por fim tornar possível a vida moral, o processo para adquirir o saberé o diálogo, nenhum conhecimento pode ser dogmaticamente, mas como condição para desenvolver a capacidade de pensar, toda a educação é essencialmente ativa, e por ser auto-educação leva aoconhecimento de si mesmo, a análise radical do conteúdo das discussões, retirado do cotidiano, leva ao questionamento do modo de vida de cada um e, em última instância, da própria cidade.
tracking img