só o Estado reúne as condições de promover ações permanentes, abrangentes e sistemáticas, na provisão de serviços e sistemas socioambientais, através da elaboração de políticas públicas.

(ENADE 2007 – Adaptado). A transição para um tipo de desenvolvimento que seja ambiental e socialmente sustentável exige a aplicação de esforços contínuos de informação e capacitação de diversosatores sociais, para a formação de uma sociedade proativa em relação às diversas questões socioambientais, nas quais os problemas ambientais e sociais estão incluídos, já que estes são fundamentalmenteproblemas humanos, considerando-se tanto as suas origens como as suas consequências. Neste contexto, a elaboração e execução de projetos socioambientais cada vez mais vêm sendo realizados porOrganizações Não Governamentais, mas a atuação destas instituições não esgota o atendimento às demandas e não é suficiente para resolver os problemas socioambientais

PORQUE

só o Estado reúne as condiçõesde promover ações permanentes, abrangentes e sistemáticas, na provisão de serviços e sistemas socioambientais, através da elaboração de políticas públicas.

Sobre estas afirmações conclui-se que:Escolher uma resposta.
a. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
b. As duas afirmações são falsas.
c. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda nãojustifica a primeira.
d. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
e. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.(ENADE 2005) A urbanização brasileira vem-secaracterizando, nas últimas décadas, por intenso processo de metropolização, ou seja, concentração de população em grandes cidades conurbadas. O conjunto metropolitano reúne atualmente 413 municípios, onde vivempouco mais de 68 milhões de habitantes, distribuídos em aproximadamente 167 quilômetros quadrados, conformando uma realidade muito diversificada em relação à efetiva conturbação do território.Sobre esse fenômeno da metropolização brasileira, julgue os itens a seguir:

Com o aumento da importância institucional e demográfica, as metrópoles brasileiras estão concentrando, hoje, um conjunto...