Síntese a arte da guer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................02

2. LIDERANÇA............................................................................................03

3. PRINCÍPIOS...........................................................................................04

4. AESPADA..............................................................................................05

5. AVALIAÇÃO............................................................................................06

6. O TERRENO...........................................................................................07

7. O FOGO E A DISCÓRDIA......................................................................08

8.BIBLIOGRAFIA.......................................................................................09

1 INTRODUÇÃO

Durante anos os ensinamentos de SUN TZU foram voltados à guerra em si, tratando-se de táticas bélicas, porém hoje esses ensinamentos encaixam-se perfeitamente em uma nova modalidade de guerra, que diz respeito ao próprio mercado, às empresas e principalmente ao trabalho de um administrador nos dias dehoje. Essa guerra é a guerra dos negócios.
A arte da guerra é composta de inúmeras táticas que auxiliam um general a chegar à vitória, mesmo sem necessariamente "desembainhar a espada". Estes ensinamentos podem ser transferidos para o dia-a-dia deste novo comandante, o administrador, que enfrenta a guerra contra a concorrência, da conquista de clientes, do crescimento e desenvolvimentoempresarial, da sobrevivência e da briga por espaço em um mundo globalizado.
A empresa pode ser comparada com um país, possui seus recursos e seus interesses, sendo que precisa administrar estes recursos para se chegar ao lucro, travando uma disputa de mercado. A pessoa que está à frente da organização, assim como quem comanda um exército necessita evitar alguns defeitos básicos: aprecipitação, a hesitação, a irascibilidade, a preocupação com as aparências e a excessiva complacência. É importante salientar o que John P. Kotler diz em seu livro Sentido de Urgência sobre as pessoas complacentes nunca acharem que são complacentes, isso faz com que o profissional precise de uma auto-análise ainda mais profunda.

2 LIDERANÇA

Um líder deve orientar, ensinar e comandar todos aquelesque estão sob seu comando, de forma a se necessário repetir suas orientações até que sua equipe compreenda o que lhe foi dito, sendo que se a equipe errar por falta de explicação o mesmo é responsável pelo erro. Ele também deve punir aqueles que compreendem, mas que não seguem as orientações e ou ordens.
O líder além de saber orientar e acompanhar deve controlar o que é feito punindoquando necessário e sabendo premiar também. Com a punição ele consegue dar o exemplo e com a recompensa ele reconhece o esforço de seus seguidores e motiva sua equipe. Também é necessário se medir, punir de acordo com as normas e nunca recompensar em excesso.
Quando se dá poder a alguém é preciso permitir que essa pessoa desenvolva suas funções, sem jamais ir contra a autonomia dada a ela, ésaber cumprir o combinado, de forma a palavra e o ato serem correspondentes.

3 PRINCÍPIOS

Na arte da guerra é fundamental ter um objetivo e focar-se neste objetivo, procurando aproveitar todas as informações ou elementos que existem em sua volta na conquista deste objetivo. Visar este objetivo em todos os momentos, buscando em seu meio tudo o que agregue valor ao objetivo.
Todos os recursosque estão disponíveis para guerrear não são suficientes se forem esquecidos aspectos essenciais referentes a toda conjuntura em que a guerra está inserida.
Deve existir uma doutrina que conduza todos os envolvidos, ela é a base que faz com que as pessoas encarem as adversidades de forma a manterem uma determinada postura, seguindo certos princípios, sendo intrépidos e inquebrantáveis....
tracking img