Síntese parâmetros básicos de infra estrutura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Tradicionalmente, as construções escolares seguem um Programa de Necessidades previamente estabelecido pelas Secretarias de Educação. Dentre as necessidades dos usuários, destaca-se o conceito de escola inclusiva, isto é, ambientes planejados para assegurar acessibilidade universal, na qual autonomia e segurança são garantidas às pessoas com necessidades especiais, sejam elascrianças, professores, funcionários ou membros da comunidade.
Nessa perspectiva, a concepção do projeto deve ser antecedida de processos participativos que envolvam a comunidade educacional – crianças, professores, familiares e, nas unidades públicas de Educação Infantil, as administrações municipais – com vistas a compartilhar os saberes e experiências daqueles que vivenciam os espaços,além de incorporar a reflexão sobre o perfil pedagógico da instituição pretendida.
O espaço lúdico infantil deve ser dinâmico, vivo, “brincável”, explorável, transformável, e acessível para todos.

I Espaço para crianças de 0 a 1 ano
Assim como os demais espaços da instituição, o espaço destinado a esta faixa etária deve ser concebido como local voltado para cuidar e educar criançaspequenas, incentivando o seu pleno desenvolvimento.

a) - Sala para repouso
Espaço destinado ao repouso, contendo berços ou similares onde as crianças possam dormir com conforto e segurança.

b) Sala para atividades
Espaço destinado a atividades diversas, organizado de forma estimulante, confortável, aconchegante, segura, adequada à proposta pedagógica da instituição e que permitao desenvolvimento da criança, dando-lhe suporte para a realização de explorações e brincadeiras.
É recomendável que a sala de atividades esteja localizada de maneira que facilite o acesso dos pais. O espaço deve comportar colchonetes amplos para as crianças engatinharem, almofadas e brinquedos de porte médio e grande.

c) Fraldário
Local para higienização das crianças, troca eguarda de fraldas e demais materiais de higiene, pré-lavagem de fraldas de pano e eliminação de fezes.

d) Lactário
Local destinado à higienização, ao preparo e à distribuição das mamadeiras, prevendo técnicas de higiene alimentar, de forma que se ofereça às crianças uma dieta saudável, sem risco de contaminação.
Esse local poderá ser implantado separadamente ou junto da cozinha dainstituição. A escolha da localização do lactário, quando implantado separadamente, deverá prever: o maior afastamento possível das áreas de lavanderia e banheiros; proximidade da sala de atividades, facilitando o transporte de utensílios.

e) Solário (área livre e descoberta para banho de sol)
Deve possuir dimensões compatíveis com o número de crianças atendidas, recomendando-se 1,50 m²por criança, orientação solar adequada e estar contíguo à sala de atividades, de uso exclusivo para essa faixa etária. Seu acesso deverá permitir o trânsito de carrinhos de bebê, evitando-se desníveis que possam dificultar esta circulação.

II. Salas de atividades para crianças de 1 a 6 anos
O espaço físico para a criança de 1 a 6 anos deve ser visto como um suporte que possibilita econtribui para a vivência e a expressão das culturas infantis – jogos, brincadeiras, músicas, histórias que expressam a especificidade do olhar infantil. Assim, deve-se organizar um ambiente adequado à proposta pedagógica da instituição, que possibilite à criança a realização de explorações e brincadeiras, garantindo- lhe identidade, segurança, confiança, interações socioeducativas e privacidade,promovendo oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento.

III. Sala multiuso
Embora as salas de atividades sejam concebidas como espaços multiuso, prevendo-se a organização de cantos de leitura, brincadeiras, jogos, dentre outros, ressaltamos a importância da organização de um espaço destinado a atividades diferenciadas, planejadas de acordo com a proposta pedagógica da...
tracking img