Síntese: Idade escolar e pré-adolescência, Importância teórica desses estágios


Idade pré escolar e pré-adolescência

Importância teórica desse estágio evolutivo

por : Abacuquy Santos

Sigmund Freud

Nomeia a idade escolar como período latente onde a criança entre os seis aos onze ou doze anos de idade não manifesta sua energia sexual e isso deve-se ao fato de a criança estar passando por mudanças psicológicas e essas absorvem toda a energia do organismo da criança impedindo que a mesma nessa fase pense em sexo.
Acrescenta-se na teoria freudiana uma forma da criança se proteger das ameaças àsua integridade, que é o conceito de mecanismo de defesa do eu, denominam-se como:

1. Negação: Significa a tentativa de fugir de algo considerado perigoso.

2. Identificação com o agressor: Representa o meio pelo qual o eu ameaçado procura identificar-se com a pessoa que constitui a ameaça à sua integridade.

3. Repressão: É o processo pelo qual o eu procura afastar do nível do consciente qualquer idéia ameaçadora.

4. Sublimação: É o processo pelo qual a energia libidinosa interpretada como ameaçadora, é canalizada para fins artísticos ou científicos, encontrando assim uma expressão aceitável aos padrões de conduta moral e ao sistema devalores da cultura a que o indivíduo pertence.

5. Deslocamento: É a forma que a criança tem de deslocar suas ações,por exemplo, se alguém forte maltrata uma criança, ela procura devolver essa agressão a alguém mais fraco que ela.

6. Regressão: Quando o indivíduo não está preparado para aceitar a realidade, então ele passa a sofrer mudanças comportamentais que assemelham-se com fases evolutivas anteriores ao estágio em que se encontra.

7. Racionalização: Processo pelo qual o eu procura justificar diante de si mesmo certas formas de comportamentos consideradas erradas ou que lhe são inaceitáveis.

8. Projeção: Projetar sobre os outros aquilo que [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Síntese: idade escolar e pré-adolescência, importância teórica desses estágios. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/S%C3%ADntese-Idade-Escolar-e-Pr%C3%A9-Adolesc%C3%AAncia-Import%C3%A2ncia/674667.html

MLA

"Síntese: idade escolar e pré-adolescência, importância teórica desses estágios" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/S%C3%ADntese-Idade-Escolar-e-Pr%C3%A9-Adolesc%C3%AAncia-Import%C3%A2ncia/674667.html>.

MLA 7

"Síntese: idade escolar e pré-adolescência, importância teórica desses estágios." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/S%C3%ADntese-Idade-Escolar-e-Pr%C3%A9-Adolesc%C3%AAncia-Import%C3%A2ncia/674667.html>.

CHICAGO

"Síntese: idade escolar e pré-adolescência, importância teórica desses estágios." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/S%C3%ADntese-Idade-Escolar-e-Pr%C3%A9-Adolesc%C3%AAncia-Import%C3%A2ncia/674667.html.