Síntese história da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍNTESE: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

PERÍODO PRIMITIVO
A educação era natural, adquirida na convivência de pais e filhos – a criança no seu dia-a-dia aprendia com os adultos e esse aprendizado erapassado de geração em geração.
A sociedade primitiva não apresentava classes sociais, comércio e instituição chamada escola. As formas de educar ocorriam em vários momentos na tribo e, todos da família,participavam da educação da criança.
Na vida tribal, o homem não conhecia a escrita e nem registrava seus fatos.
PERÍODO ORIENTAL
A sociedade oriental era tradicionalista, dividida em classes,opondo cultura e trabalho. Os governos usavam a fé religiosa como forma de poder à população, que além de não ter direitos políticos, não tinham acesso ao saber da classe dominante; portanto, excluídos dasociedade.
A partir dessa civilização, inicia-se a desigualdade econômica, social e educacional, originando o dualismo escolar (escola para o povo e escolas para os filhos dos funcionários).
Aescrita surgiu no momento em que o Estado precisou registrar seus dados, mas o seu conhecimento (da escrita) era restrito.
O que distingue dos povos primitivos, é que essa civilização, representa atransição de uma sociedade sem classes, para uma sociedade de classes, com a existência da escrita.
PERÍODO GREGO
Na sociedade grega, o sistema educacional era direcionado apenas para os ricos e, aclasse dos pobres não tinha acesso aos conhecimentos.
A antiga Grécia, foi a primeira civilização da antiguidade a desenvolver um ensino com foco na formação integral do homem, corpo e espírito,primeiramente no preparo físico e na formação moral do indivíduo (homem e educação encontram-se vinculados).
Com as transformações sociais (invenção da moeda, crescimento das cidades e do comércio), osgregos começaram reclamar por maior participação na vida política e social, abrindo caminho para a democracia, descobrindo um nova cultura e exigindo uma nova forma de educação. Em meio a tantas...
tracking img